Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 23 de Setembro de 2024

Agências de viagens fizeram em 2012 46% das receitas de passagens da aviação mundial

04/06/2013
As vendas de voos pelas agências de viagens através dos GDS (BSP) ascenderam em 2012 a 251,8 mil milhões de dólares (193,45 mil milhões de euros), de acordo com dados publicados pela IATA, que comparados com as suas novas estimativas indicam que esse canal representou 46% das vendas de passagens no ano passado, ficando pela primeira vez abaixo dos 50%.
 
A IATA reviu ontem os ‘grandes números’ da aviação, incluindo tanto as suas estimativas do que foi 2012 e as previsões para este ano, como também os valores desde 2010, indicando agora que no ano passado as receitas das companhias aéreas ascenderam a 680 mil milhões de dólares (522 mil milhões de euros), com as receitas de passageiros a ascenderem a 542 mil milhões (416 mil milhões de euros). 
 
A Associação também fez uma actualização da informação relativa ao seu sistema para as relações comerciais entre as companhias aéreas e as agências de viagens, o Billing and Settlement Plan (BSP), que em 2012 estava a funcionar em 177 países, contando com 60.741 agências de viagens, as quais, através de um Passenger Sales Agency Agreement têm acesso ao inventário de 240 companhias aéreas.
 
De acordo com esses novos dados, em 2012 as vendas BSP ascenderam no ano passado a 252 mil milhões de dólares, o que equivale a 46% do total de receitas de passagens indicados pela IATA, quando pelo menos desde 2003 sempre estiveram acima dos 50%. 
 
Esse decréscimo não significa, porém, que tenha havido um decréscimo das vendas em BSP, que, pelo contrário, aumentaram 1,2% ou cerca de três mil milhões de dólares relativamente a 2011, mas que esse crescimento ficou aquém do aumento das vendas de passagens estimado pela IATA, que é de 9,1% ou cerca de 45 milhões de euros. 
 
O decréscimo da participação do canal de distribuição agências de viagens, porém, não surpreende, tendo em conta o incremento das vendas próprias das companhias aéreas (que não são contabilizadas em BSP), especialmente das low cost, que sempre privilegiaram a venda directa através dos seus websites, sem passar pelos GDS. 
 
Ainda assim, os dados da IATA mostram que o sistema BSP teve no ano passado o maior impulso de sempre em número de agências acreditadas, com um aumento de 12%, para 60.471, aproximando-se das 60.557 do ano de 2006, depois do qual se situou na ordem das 53 mil a 55 mil até 2012. 
 
Os dados da IATA permitem ver que esse aumento do número de agências acreditadas no ano passado acarretou um decréscimo da venda média por agência, em 9,8%, para cerca 4,2 milhões de dólares, ainda assim o terceiro melhor valor médio anual desde 2003, apenas aquém dos cerca de 4,6 milhões em 2011 e dos cerca de 4,4 milhões de 2008.