Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 12 de Janeiro de 2025

Jovem dá a luz uma semana depois de descobrir gravidez

20/03/2015

“A história da gravidez de Rafael começou quando eu achei que estava com virose”, diz a mãe Gilvaneide da Silva Bezerra, de 21 anos. A assistente aduaneira descobriu a gestação no dia 12; ontem, já estava com o bebê na Maternidade Municipal Silvério Fontes, dentro do Hospital da Zona Noroeste, em Santos.

“Acordei indisposta e estava com muita diarreia na quinta (12). Na Santa Casa, eles fizeram exame de sangue e foi constatada a gravidez. Na hora que eu ouvi isso, começou a cair a ficha: eu tinha engordado, comecei a fazer exercícios e meu peso não diminuía. Era isso”, lembra a mãe, sobre a notícia recebida uma semana antes do parto.

O recém-nascido veio ao mundo com 2,580 kg e 47,5cm e pode ter uma característica já atribuída: ser discreto desde a barriga da mãe. Apesar de Gilvaneide não ser mãe de primeira viagem – tem Larissa, de 4 anos – não desconfiou de nada. Estava usando o método contraceptivo injetável trimestral, cuja última dose foi em janeiro.

“Na primeira gestação fiquei com a barriga enorme, e toda inchada. Tive todos os sintomas típicos de gravidez, como tontura, enjoo. Agora, fiquei assim mesmo, com essa mesma barriga. Não sentia movimentação fetal, só pressão bem forte na costela, que achava que era dor nas costas”, diz a mãe, que descansava após a cesárea.

Mais surpresas

Como Gilvaneide mora com os pais, além da surpresa que durou uma semana, foi preciso coragem para contar a notícia à família. “Disse anteontem (terça-feira), e ontem, continuei com dor. Já eram as contrações que começaram domingo. Eu ia ao médico, tomava medicação, voltava para casa e as dores persistiam”.

Mas não teve jeito. Rafael – cujo nome foi escolhido pela irmã Larissa – quis vir ao mundo provocando mais surpresas ainda. Com 37 semanas – uma a menos do que o habitual –. Por isso, mesmo a mãe marcando consulta médica e ultrassom, não deu tempo de saber o sexo para ir às compras e preparar a chegada de Rafael.

Tudo então foi comprado na quarta-feira, enquanto a mãe estava no hospital. Na lista, estavam roupa básica e algumas fraldas. Mas não só Rafael, como os amigos da mamãe, prepararam outra surpresa.

“A gente ia montar o enxoval quando saíssemos daqui. Mas uma amiga postou que eu estava grávida e fiquei assustada com a repercussão. A foto teve mais 700 curtidas e ganhamos tudo: fraldas, guarda-roupa, berço, carrinho de bebê. Fico feliz. Vejo que as pessoas estão ajudando de coração. Vou distribuir para quem precisa”.

E após o susto de uma gravidez surpresa, a mamãe já tem a impressão. “Larissa sempre falou: mãe, quero um irmãozinho. E eu respondia que agora não dava. Olha aí: não dizem que não pode contrariar a criança? Acho que foi coisa da Larissa”, brinca a mãe.