Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Ação de saúde realiza teste rápido de DSTs

12/02/2015

Teresina - Na manhã desta quinta (12), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza a ação “Fique Sabendo”, na Praça da Liberdade, centro de Teresina. A ação, que faz parte da campanha nacional de prevenção #partiuteste, lançada pelo Ministério da Saúde.

Durante a ação é possível fazer testes de HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C, além de adquirir gratuitamente preservativos masculinos e femininos. “Os testes são realizados no CTA (Centro de Testagem e Acolhimento). Queremos que a população tome consciência também que é possível fazer lá, de segunda a sexta, gratuitamente. Queremos que a população saiba desse serviço”, explica Karina Amorim, coordenadora de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde.

A testagem é importante para a prevenção dessas doenças e fica pronto em apenas 20 minutos. Caso esse teste rápido acuse alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST), a pessoa receberá um encaminhamento tendo conhecimento de mais informações com os profissionais do CTA.

Nesta sexta (13), profissionais da saúde estarão nas cidades do Piauí com maior movimento durante o carnaval para levar informação e distribuir preservativos para os foliões poderem aproveitar as festividades mais conscientes.

AIDS

De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, a mortalidade provocada pelo vírus da aids caiu 13% na última década no Brasil. Ainda segundo essa pesquisa, 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é melhor forma de prevenção à aids e DST. Apesar disso, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais.

Segundo a coordenadora Karina Amorim, no Piauí, são notificados cerca de 300 casos de Aids e 100 mortes por ano. “80% dos casos são por via sexual. Desses, segundo os próprios pacientes, foram transmitidas por relação heterossexual”, completa.

Campanha #partiuteste

A campanha, que tem como público alvo os jovens, foi lançada nesse carnaval, adotando uma estratégia focada na prevenção combinada, que alia a importância do uso da camisinha, com a conscientização da população sobre a necessidade do indivíduo saber se foi contaminado e, desse modo, iniciar rapidamente o tratamento.