Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Mais de 2 mil meninas devem receber vacina contra HPV em Cacoal, RO

05/09/2014

A segunda dose de vacinação conta o Papiloma Vírus Humano (HPV) deve imunizar mais de 2 mil meninas entre 11 e 13 anos em Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho.  A campanha teve início na última segunda-feira (1) e a aplicação está sendo realizada exclusivamente nos postos de saúde da rede municipal.

Durante a primeira dose de vacinação, o município tinha meta de vacinar 1,8 mil garotas, desse número 88% receberam a dose. Com a introdução da vacina no calendário, o município já contabiliza 2.145 jovens imunizadas.

Para a coordenadora de imunização no município, Elizete Rangel, o receio é que os pais se esqueçam de levar as filhas aos postos de saúde para a aplicação da segunda dose da vacina. "Na primeira dose, as vacinadoras foram até as escolas da área urbana e rural para realizar a vacinação. Já na segunda dose, o fornecimento da vacina será feita exclusivamente nos posto de saúde", destacou Elizete.

A vacina de HPV foi inserida no calendário vacinal nacional em março de 2014 e, segundo a coordenadora, é importante que as adolescentes tomem as três doses da vacina. "A primeira dose deve ser tomada ao adolescente completar 11 anos, no caso das indígenas aos 9 anos. Elas precisam repetir a dose após seis meses e tomar novamente cinco anos após ter recebido a primeira dose", explicou Elizete.

Em Cacoal, as vacinas contra HPV podem ser encontradas nos postos de saúde Cristo Rei, Ambulatório especializado, Princesa Isabel, Nova Esperança e São Judas Tadeu.