Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 10 de Janeiro de 2025

Preta Gil se pronuncia sobre campanha contra racismo em rede social: "Não sou macaca"

30/04/2014

Na madrugada desta terça-feira (29), sempre cheia de opinião, a cantora Preta Gil se pronunciou sobre a campanha contra o racismo que tomou as redes sociais no início desta semana.

Refrescando a memória, a campanha aderida por famosos e muitos internautas apoia a atitude do jogador Daniel Alves, do Barcelona, em uma partida contra o Villarreal, quando um torcedor jogou uma banana em sua direção no campo em um ato racista e o jogador ironizou e comeu a fruta antes de bater um escanteio.

A cantora usou exemplos da morte do menino Bernardo, do dançarino DG e também o caso de Daniel Alves, Preta disse que se sente "triste pela guerra no Rio", e criticou a campanha em partes.

"Resolvi escrever para não engasgar, ter insônia ou uma úlcera. Nem sei se vou publicar isso, mas se estiverem lendo é porque mudei de idéia. Estou aqui na minha vida, trabalhando, fazendo mil coisas ao mesmo tempo mas estou ligada no que se passa no mundo real e virtual. Estou triste pela guerra no Rio e pelas vítimas, sejam elas policiais, negros, brancos, ricos ou pobres. Ninguém merece viver com medo. Estou chocada com o caso do menino Bernardo; enojada. Fiquei orgulhosa com a atitude do Daniel Alves, ele deu uma banana para o preconceito e mostrou que de macaco não tem nada. Ele foi muito humano. Estou vendo o movimento da banana e respeito quem aderiu, pois, tenho certeza que foi de coração. Mas não sou macaca, eu tenho minha própria opinião, sou negra com muito orgulho! Racismo é crime, cadeia neles!", escreveu ela.

A bela ainda criticou o comportamento de internautas que fizeram montagens de uma foto sua ao lado das atrizes Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme nas gravações do programa Esquenta!.

"Estou vendo as montagens na minha foto com Carol e Fe sendo modificada com vários dizeres. Uns engraçados, uns irônicos e outros bem violentos. Não me surpreendo, pois, respeito o individualismo intelectual e até mesmo o modismo. Opinião cada um tem a sua. No mundo de hoje, está difícil dizer quem está certo e quem está errado, cada um defende seu ponto de vista e vamos em frente", disse. Em seu último desabafo, Preta se disse cansada.

"Estou cansada! É tanto ódio, julgamento, tanta sentença precipitada. Estou realmente assustada, o ser humano é tão nojento e cruel que estou quase querendo ser macaco agora. Boa noite, fiquem com Deus", finalizou.