Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 10 de Janeiro de 2025

HC é credenciado para cirurgia cardíaca infantil e captação de fígado e pâncreas

31/03/2014

Através da Portaria nº 137, de 25 de fevereiro de 2014, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) acaba de credenciar o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) a realizar a captação de fígado e pâncreas. Com o credenciamento, quatro médicos estão autorizados a realizar o procedimento em Uberaba. O responsável técnico designado pelo órgão foi o cirurgião geral Eduardo Crema.

A autorização de que trata a Portaria nº 137 precisa ser renovada a cada dois anos. De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do hospital, estão autorizados a fazer a captação a endocrinologista Elisabete Aparecida Montovani Rodrigues de Resende, o nefrologista Fabiano Bichuette Custódio, a anestesista Flora Margarida Barra Bisinotto e o cirurgião geral Maxwel Capsy Boga Ribeiro. 

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIH-DOTT), Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, ressalta que o credenciamento permite apenas a captação dos órgãos, sendo que os transplantes de fígado e pâncreas não vão acontecer no HC-UFTM. Ele explica que os órgãos serão disponibilizados para atender à demanda do SNT em todo o país, com prioridade para o estado de Minas Gerais. “Já existe a estrutura preparada para a coleta de fígado e pâncreas em casos de morte encefálica confirmada, vinculada à autorização das famílias dos pacientes. Agora, o procedimento ganha celeridade, pois a captação já acontecia anteriormente no Hospital de Clínicas, sendo realizada por profissionais que vinham de Belo Horizonte. A autorização para que a equipe local realize o procedimento garante menor tempo entre a captação e o transplante, o que impacta na segurança do transplantado”, esclarece. 

Cirurgias cardíacas. O Hospital de Clínicas também firmou convênio com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para receber R$ 1 milhão, que vai permitir à instituição realizar 100 cirurgias cardiológicas pediátricas por ano. A verba, repassada em quatro parcelas trimestrais, será destinada à compra de equipamentos e materiais. As cirurgias vão atender crianças de até 12 anos de idade de todo o Estado, e não apenas de Uberaba, já que na fila do município cerca de quatro crianças aguardam pelo procedimento. No entanto, o hospital vai priorizar o atendimento cirúrgico de pacientes dos 27 municípios que compõem a região Triângulo Sul de Minas Gerais.

Desta forma, o município passa a fazer parte da rede mineira de cirurgia cardíaca infantil, junto com Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora, as únicas cidades no Estado onde o procedimento já é feito. “As cirurgias serão realizadas a partir de maio, com início dos procedimentos preparatórios já em abril. Os pacientes anteriormente direcionados para cidades como Belo Horizonte e São Paulo agora serão beneficiados com a possibilidade de ter suas cirurgias feitas em Uberaba”, explica o superintendente do HC-UFTM, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende.