Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 27 de dezembro de 2024

Dia da Policial Militar Feminina, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio

11/05/2012

 

A presença da mulher na sociedade moderna é cada vez mais marcante. A Polícia Militar do Estado de São Paulo, contudo, teve significativo papel nessa evolução. Em 12 de maio de 1955, era criado o primeiro corpo feminino da América do Sul, dando sinal do pioneirismo bandeirante.

Nos meados dos anos cinquenta, o então Governador do Estado, Sr. Janio Quadros, encarregou o Diretor da Escola de Polícia um estudo quanto a viabilidade de criação de uma Polícia Feminina. Disso resultou através do Decreto nº 24.548, de 12 de maio de 1955, a instalação do Corpo de Policiamento Feminino da Guarda Civil de São Paulo.

Atuando de principio em postos de serviço, depois no trânsito, em Batalhões próprios e por fim no policiamento comum, importantes serviços tem prestado este ramo da hoje Polícia Militar do Estado de São Paulo. Dada, de um lado a sua importância histórica, e de outro a importância no dia-a-dia da segurança pública paulista, fundamental se faz a inserção desta data entre as que marcam a gloriosa história da terra de Piratininga.

Dessa forma, consciente da necessidade de consagração do relevo e da importância atual da Polícia Feminina, apresento esta proposição aos Nobres Deputados, confiando em seu apoio para aprovação.