Segunda, 23 de Setembro de 2024

Aeroportos nacionais com menos passageiros em Abril

13/05/2013

No passado mês de Abril, os aeroportos nacionais geridos pela ANA – Aeroportos de Portugal processaram um total de 2.400.109 de passageiros, número que se traduz num decréscimo de 1,1% face a Abril do ano passado, quando o total de passageiros tinha sido de 2.409.226, de acordo com as estatísticas divulgadas pela ANA no seu site.

A descida em termos de passageiros é comum a praticamente todos os aeroportos, com o destaque pela positiva a pertencer ao aeroporto de Lisboa, que registou uma subida de 0,6%, para 1.299.975 passageiros, reforçando a sua liderança em número de passageiros processados. Ainda assim, a maior subida foi registada no aeroporto de Santa Maria, nos Açores, que contabilizou 5.675 passageiros, crescimento de 6,9% face a Abril de 2012.

Todos os restantes aeroportos geridos pela ANA apresentaram descidas, com o aeroporto do Porto a cair 0,1%, para 528.092 passageiros e o de Faro a perder 2,4%, para 480.192 passageiros, enquanto no aeroporto de Beja houve uma descida de 99,8%, contabilizando apenas dois passageiros em Abril.

À excepção de Santa Maria, todos os restantes aeroportos dos Açores tiveram descidas, com destaque para o aeroporto das Flores, onde a queda foi de 28,3%, para 2.219 passageiros, seguindo-se o aeroporto da Horta, que teve um decréscimo de 4,6%, para 13.064 passageiros, bem como o Aeroporto João Paulo II, em São Miguel, que registou uma descida de 3,6%, contabilizando 70.890 passageiros.

Já no acumulado do ano, o resultado dos aeroportos nacionais é positivo, registando mesmo um crescimento de 1,1%, para um total de 7.557.298 passageiros, neste caso com o destaque pela positiva a pertencer a Lisboa, onde o número de passageiros subiu 2,8% no acumulado até Abril, para um total de 4.443.809 passageiro.

Já os restantes aeroportos nacionais apresentam um saldo negativo no acumulado até Abril, com a maior descida a pertencer, mais uma vez, ao aeroporto das Flores, com uma queda de 17,6%, para 7.765 passageiros, seguindo-se o aeroporto de Santa Maria, onde a descida foi de4 10,8%, contabilizando 21.321 passageiros.

Nos outros aeroportos, a descida foi menor, ainda que significativa no caso do aeroporto da Horta, que processou 41.180 passageiros, queda de 5,7% face a igual período do ano passado, seguindo-se o Aeroporto João Paulo II com um decréscimo de 4%, ficando-se pelos 214.870 passageiros.

Já o aeroporto de Faro apresentou uma descida de 0,3%, para 1.095.309 passageiros, enquanto no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, registou um decréscimo de 1,1%, ficando-se pelos 1.732.290 passageiros. No aeroporto de Beja, a descida foi de 38,2%, contabilizando apenas 754 passageiros até Abril.

Em movimentos, a ANA aponta que, em Abril, o número se manteve praticamente igual ao registado em igual mês de 2012, num total de 22.090 movimentos, face aos 22.100 registados em Abril do ano passado, apenas com Lisboa e Porto a registarem subidas nos movimentos de aeronaves de 2,1% e 1,2%, respectivamente. No acumulado do ano, o número de movimentos de aeronaves desceu 2,7%, para 73.490, uma descida que foi comum a todos os aeroportos.