Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 23 de Setembro de 2024

Gol fecha parceria com Delta Air Lines para ampliar voos aos EUA

09/05/2013

 

A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) e a norte-americana Delta Air Lines vão ampliar acordo de compartilhamento de voos (codeshare) entre o Brasil e os Estados Unidos nos próximos meses, informaram as empresas em comunicado nesta quinta-feira (9).
 
A expansão será iniciada com compartilhamento da Gol em voos Delta no trecho Brasília-Atlanta, sendo que a Gol também passará a comercializar passagens internacionais da Delta em seus canais de venda.
 
A segunda etapa incluirá voos de Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, todos via Brasília para Atlanta.
 
Todos os voos da Delta entre o Brasil e os EUA, assim como os principais mercados de conexão operados pela companhia norte-americana serão incluídos no acordo de compartilhamento nos próximos meses, informou a empresa.
 
"A implantação do codeshare que se inicia agora será concluída em seis etapas, de maio a agosto", disse o gerente de alianças e estratégia da Delta Air Lines, Paulo Miranda, em comunicado.
 
"Além do trecho entre Brasília e Atlanta, em breve integraremos todos os voos operados pela Delta entre Brasil e os EUA, incluindo para Atlanta, para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) e para Detroit como parte do acordo", acrescentou.
 
Em dezembro de 2011, a Delta fez um aporte de US$ 100 milhões na Gol, numa operação que ampliou acesso da norte-americana ao maior mercado de aviação da América Latina e que deu à Gol mais capital e uma importante sócia com malha internacional. O acordo também permitiu à Delta ter 3% de participação na companhia aérea brasileira.
 
Em fevereiro, as duas empresas já haviam anunciado uma parceria na gestão dos programas de fidelidade Smiles e SkyMiles, da Delta.
 
Nos últimos anos, as empresas aéreas têm enfrentado uma forte crise no setor, com a alta do preço internacional dos combustíveis. Além de demissões de funcionários, as aéres têm optado pela cobrança das refeições servidas em seus voos nacionais para reduzir os custos, por exemplo.