Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Voo atrasa 5h e causa transtorno a passageiros em Boa Vista

23/04/2013

 

O voo TAM das 4h55 com destino a Manaus decolou com um atraso de 5 horas na manhã deste dia 22 e causou transtornos aos passageiros.

Segundo Marcos Vicente, técnico em segurança prestador de serviços à Petrobrás, os passageiros embarcaram no horário previsto, pouco antes das 4h30, porém ficaram até às 7h da manhã dentro da aeronave. Após esse período as pessoas foram retiradas do avião sem informações concretas acerca da causa do atraso.

Vicente informou ao G1 que a companhia aérea não ofereceu alimentação a ninguém, o que, de acordo com o Guia do Passageiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é direito dos passageiros após atraso ou preterição de embarque acima de 2 horas.

"Não quiseram nos deixar sair nem para comprarmos comida com o nosso próprio dinheiro", reclamou.

A assistente administrativa Styphany Barradas informou que os funcionários da TAM não respondiam às perguntas dos passageiros. "Estamos aqui desde a madrugada sem comer. A TAM não respondia nada. Só diziam que estavam resolvendo e nada", reclamou.

De acordo com Barradas, quando os passageiros puderam sair da sala de embarque de volta ao saguão do aeroporto encontraram os restaurantes fechados. "Não nos deixaram sair pra lanchar porque assim nós poderíamos perder nossas passagens", alegou.

O voo por fim decolou às 9h55, contudo, alguns passageiros tiveram de ser remanejados para outros horários.

 

Outro lado

Por meio de nota, a TAM Linhas Aéreas informou que a aeronave que operava o voo JJ3747 (Boa Vista – Guarulhos, com escala de Manaus) precisou passar por uma manutenção não programada antes da decolagem.

Ainda segundo a nota, devido à limitação de serviços no aeroporto de Boa Vista no horário e à inexistência de outras opções disponíveis nas proximidades, tanto para alimentação quanto para hospedagem dos passageiros, a companhia não teve êxito em proporcionar melhor atendimento aos seus clientes.

Após os reparos, de acordo com a TAM, a aeronave decolou para Manaus e posteriormente à cidade de São Paulo/Guarulhos.