Segunda, 23 de Setembro de 2024

Oferta aérea doméstica já caiu 7,78% este ano no País

18/04/2013

A demanda pelo transporte aéreo doméstico de passageiros (passageiros-quilômetros pagos transportados) cresceu apenas 1,14% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o maior crescimento do ano e sua pouca expressividade deve-se ao fato de a oferta ter sido diminuída em 6% em março e em cerca de 8% no acumulado do ano. As duas maiores companhias, Tam e Gol, desde o ano passado reajustam suas malhas aéreas, para recuperarem as perdas financeiras de 2012 e conseguir melhores resultados este ano. A redução de oferta do mercado ocorre desde setembro do ano passado, depois de oito anos e cinco meses de crescimento ininterrupto.

Com a política reducionista de Tam e Gol, Avianca e Azul destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda em março de 2013, em relação ao mesmo mês de 2012, com índices de 30,37% e 29%, respectivamente. O Grupo Tam teve crescimento de 3,76% e a Gol de 6,34%.

Em relação à participação de mercado, o Grupo Tam e a Gol lideraram o doméstico em março, com participação (em RPK) de 39,26% e de 36,19%, respectivamente. Os dados acumulados do primeiro trimestre de 2013 mostram que a participação das duas empresas alcançou 76,07%: 41,26% para o Grupo Tam e 34,81% para a Gol.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos alcançou 71,33% em março, contra 66,32% no mesmo mês de 2012, com melhora de 7,56%. No primeiro trimestre de 2013, o aproveitamento doméstico acumulou alta de 7,15% em relação ao mesmo período do ano anterior: passou de 69,46% para 74,42%. Essa é a melhor taxa de aproveitamento doméstico para o mês de março desde o início da série, em 2000. O que mostra que os ajustem estão dando resultado.