Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Por restrição do Cade, Azul e Tam encerram code-share

03/04/2013

 

A Azul e a Tam encerraram hoje (terça, 2) o code-share que mantinham. A medida atende a uma das restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aprovação da fusão entre Azul e Trip. Por determinação do órgão, o fim do code-share deveria ser feito gradualmente até o final de 2014. No entanto, em decisão conjunta, as empresas resolveram antecipar a ação.

“Desde 2004 as empresas mantinham o acordo, que possibilitou que ambas as companhias complementassem suas malhas aéreas, trazendo muitos benefícios aos usuários da aviação, além de encurtar distâncias em um país de dimensões continentais como o Brasil. Com as restrições impostas pelo Cade, quando da aprovação da fusão com a Azul, optamos em antecipar o encerramento do acordo”, explica o fundador da Trip e presidente do Comitê Executivo da Azul, José Mario Caprioli.

Em comunicado oficial, a Azul diz que “todos os clientes que haviam adquirido bilhetes Trip em code-share com a Tam terão suas passagens honradas. Os casos de reemissões ou troca de passagens serão avaliados individualmente”. Os clientes podem esclarecer eventuais dúvidas pelo site www.voeazul.com.br ou nos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (demais localidades).

O contrato entre as companhias estava com efeitos suspensos desde dezembro de 2012 devido a restrições técnicas que impediam sua aplicação, além de não haver previsão de um acordo entre Azul e Tam. Desde então, Trip e Tam já não oferecem em seus canais de venda os destinos operados pela outra companhia.