Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Obras preparam aeroporto na Região de Curitiba para Copa do Mundo

28/03/2013

 

As obras da reforma do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que pertencem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, seguem em andamento. O investimento gira em torno de R$ 290 milhões. O aeroporto deve ser a principal entrada dos turistas na Copa do Mundo de 2014, que terá a capital paranaense como uma das cidades-sede.
 
A restauração da pista de pouso e decolagem já foi concluída – o asfalto foi recapeado e groovings, uma espécie de ranhuras, foram instalados para facilitar o escoamento da água da chuva.  A ampliação do pátio das aeronaves também já está adiantada. A capacidade atual será quase que dobrada com as obras, que criaram nove novas posições de estacionamento para aviões. Dessas, oito terão pontes ligando o terminal de passageiros às aeronaves.
 
O próximo passo das obras é a ampliação do terminal de passageiros, com data prevista de conclusão – pelo menos da primeira etapa – em maio de 2014, um mês antes da Copa. A ampliação do terminal irá criar 32 balcões de check-in e as oito pontes que irão ligar o terminal de passageiros às aeronaves. Atualmente existem 30 balcãos de check-in, segundo a Infraero.
 
A ampliação do estacionamento para veículos do aeroporto foi concluída no mês de março de 2012, porém essa obra não pertencia ao PAC da Copa - ela foi feita com recursos próprios da Infraero.
 
Na terça-feira (26), a Prefeitura de Curitiba assumiu, durante uma reunião com vereadores que fazem parte da Comissão da Copa de 2014, que as obras de infraestrutura para o Mundial estão atrasadas. Os motivos são problemas nos contratos com empreiteiras, ajustes nos projetos e a necessidade de novas licitações. Apesar do atraso, a prefeitura garantiu que todas as obras estarão prontas até abril de 2014.