Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Microempresa lucra com rede não oficial de sites de aeroportos

22/01/2013

 

Quem busca informações sobre os principais aeroportos brasileiros vai parar nos sites de um time de desenvolvedores que nada tem a ver com a Infraero ou com os concessionários privados de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

Com dois 2 milhões de "page views"/mês, a rede criada pela Prompt-TI oferece informações atualizadas sobre chegadas e partidas de voos, direitos de passageiros e até preços de estacionamento em 11 aeroportos do país.

Segundo o sócio-fundador Rafael Schlagl Adami, 35, a rede tem potencial para gerar R$ 100 mil por mês com publicidade.

Os sites, hospedados no domínio .net, começaram a ser desenvolvidos em 2006, mas só no último ano, quando conseguiram programar para que figurassem no topo das buscas do Google, é que o negócio engrenou. Com maior audiência, ganharam novo visual e começaram a atrair mais publicidade.

Como a Infraero não pode cobrar pela publicidade e concentra informações de todos os aeroportos num único site (infraero.gov.br), a Prompt não tem nem a concorrência oficial.

Mas a situação poderá mudar com as concessões privadas dos aeroportos.

Os novos concessionários de Guarulhos, Viracopos e Brasília já lançaram sites próprios, mas é preciso esforço para encontrá-los no Google.

Viracopos está no endereço www.viracopos.com. Viracopos.com.br já está registrado com terceiros. Para acessar o site de Guarulhos, é preciso digitar www.gru.com (o usuário comum não sabe que o aeroporto agora chama Gru Airport). E o endereço de Brasília está longe de ser óbvio: www.bsb.aero.

Os concessionários de Guarulhos e Viracopos afirmaram que até março os sites devem ser incrementados, com novas funcionalidades. O aeroporto de Brasília foi procurado, mas não respondeu.

O concessionário de Guarulhos diz ainda que pretende adotar "estratégias específicas para web e investimentos em marketing para colocar o site nas primeiras posições dos sites de buscas".

Sobre o site da Prompt, o concessionário de Guarulhos disse que "ainda está avaliando a legalidade do uso do nome 'Aeroporto de Guarulhos' por terceiros".

No passado, a Prompt chegou a ser procurada pela Infraero, mas as conversas não avançaram. A estatal informou que está em consulta com a sua área jurídica para saber "quais providências podem ser adotadas para a retirada dos sites do ar".

Adami diz que é comum grandes aeroportos ganharem sites extraoficiais. Ele diz que ainda não foi procurado por nenhum dos três concessionários e não esconde o interesse em fazer parcerias. "Nosso foco é programação e temos know-how. Eles têm área de marketing e acesso a anunciantes."