Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 10 de Janeiro de 2025

TAM e Gol estão entre as companhias aéreas mais inseguras do mundo

14/01/2013

 

O levantamento foi realizado pela empresa alemã Jacdec (sigla que significa em tradução livre centro de avaliação de dados de acidentes aéreos), que acompanha todos os acidentes com aviões no mundo.
 
O índice de segurança é calculado a partir dos acidentes ocorridos desde 1983. De acordo com a Jacdec, a TAM teve seis acidentes que causaram 336 mortes. Incluindo o acidente de 17 de julho de 2007, quando 199 pessoas morreram em São Paulo.
 
Pelo levantamento, a Gol teve 154 mortes no acidente de 29 de setembro de 2006, quando o avião que fazia a rota Manaus-Brasília caiu na Amazônia.
 
Resposta
 
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que reúne AVIANCA, AZUL/TRIP, GOL e TAM, afirma que o levantamento da Jacdec "de maneira alguma reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas".
 
Em nota, a associação informou que a metodologia do referido ranking leva em conta apenas os acidentes das companhias aéreas nos últimos 30 anos e o número de mortes, sem considerar qualquer iniciativa, certificados, auditorias de órgão independentes ou qualquer outro procedimento de segurança adotado pelas companhias.
— Não é uma avaliação de segurança, apenas um apanhado sobre acidentes.
 
Segundo diretor de Segurança e Operações de Voos da ABEAR, Ronaldo Jenkins, o padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa.
 
A nota afirma ainda que a indústria do transporte aéreo teve, em 2012, seu ano mais seguro desde 1945 (quando as estatísticas começaram a ser coletadas).
— E o Brasil não foi diferente. Não tivemos nenhum acidente aeronáutico a lamentar.