Domingo, 22 de Setembro de 2024

Iata divulga dados da aviação global; setor cresceu 47,2%

11/01/2013

De acordo com os dados da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês), a aviação global registrou lucro líquido, após impostos de US$ 8,6 bilhões no terceiro trimestre de 2012. O número representa o crescimento de 47,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o resultado havia ficado em US$ 5,8 bilhões.

O levantamento divulgado hoje representa 59 empresas. No geral, o lucro operacional do setor aéreo foi de US$ 12,9 bilhões, um aumento de 12,2% ante os US$ 11,5 bilhões do terceiro trimestre de 2011.

Performances – O pior desempenho foi verificado na América Latina, com prejuízo líquido, após impostos, de US$ 16 milhões no terceiro trimestre de 2012, ante perdas líquidas de US$ 31 milhões de igual período do ano anterior. Já a melhor performance econômica ficou com a Europa, que teve lucro líquido de US$ 3,4 bilhões, o que representou um crescimento de 35,8% na comparação com o terceiro trimestre de 2011.