Domingo, 22 de Setembro de 2024

Anac cobra explicações da Gol sobre falhas no check-in

10/01/2013

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviou ofício à Gol Linhas Aéreas cobrando explicações sobre as falhas do sistema de check-in registradas no início da manhã desta quarta-feira. O problema gerou longas filas nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro. A companhia aérea informou à agência que a instabilidade do sistema já foi resolvida e que o check-in eletrônico foi restabelecido no final da manhã de hoje.

A incidência de falhas no check-in da Gol resultou, no final de 2012, na instauração de processo administrativo para verificar as condições gerais de operação dos sistemas informatizados destinados ao atendimento aos passageiros. Essa auditoria deve averiguar a disponibilidade e a robustez do ambiente a erros, acidentes e falhas, e também verificar a possibilidade de fraude nas operações em servidores, estações, softwares e canais de comunicação.

Uma resolução da Anac prevê que, nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, o transportador deverá assegurar o direito a receber assistência material, como alimentação e acomodação. O descumprimento da resolução pode gerar multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro.

Em nota enviada na manhã de hoje, a empresa aérea informou que "houve instabilidade no provedor de link de dados Sita. Neste período, a companhia acionou temporariamente o seu sistema de redundância (back-up) para o processo de check-in nos aeroportos de Santos Dumont e Galeão, mantendo a sua operação estável".