Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 21 de Janeiro de 2025

Companhias anunciam aumento de voos diários; malha aérea em Alagoas deve crescer 35%

22/06/2020

voo-em-alagoas-kaio-fragoso

As companhia aéreas Gol, Latan e Azul anunciaram novos voos partindo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas, a partir de julho. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), essas operações devem representar um crescimento de 35% na malha aérea do estado, o que poderá levar aos primeiros sinais de recuperação.

Por causa da pandemia do novo coronavírus o numero de voos no aeroporto Zumbi dos Palmares caiu de 26 para apenas dois por dia. Isso levou prejuízos também para os comerciantes e profissionais que dependiam do fluxo de passageiros. Em todo país a redução foi de 90%.

Segundo a Sedetur, atualmente só Gol e Latam operam em Maceió, cada uma com um voo por dia com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo. A primeira companhia a ampliar suas operações será a Latam, que passará a ter três voos diários com destino a Guarulhos, a partir do dia 1º de julho. A Gol passa a contar, a partir do dia 8 de julho, com cinco operações em Maceió, com destino a Brasília, Aracaju, Rio de Janeiro e dois voos para Guarulhos, sendo um direto e um com escala em Aracaju.

Já a Azul terá, a partir do dia 6 de julho, um voo diário com destino a Recife. No total, serão nove voos diários com chegadas e partidas nos três períodos: manhã, tarde e noite.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, disse que o aumento do número de voos é resultado de reuniões e acordos entre as companhias aéreas e o governo do estado.

“Desde o início da pandemia, a malha aérea era uma preocupação grande, já que boa parte dos nossos turistas chegam por meio deste transporte. Diante disso, intensificamos as nossas ações com as empresas, traçamos metas e conseguimos cumprir esse objetivo de 30% da malha aérea ainda em julho. Seguiremos nas tratativas para que nossos voos sejam conquistados, já que nosso destino certamente será um dos mais procurados do país neste segundo semestre”, ressaltou Brito.