Aéreas chinesas já operam 90% dos voos domésticos realizados há um ano
As companhias aéreas chinesas já estão operando cerca de 90% dos voos domésticos que estavam sendo realizados neste mesmo período em 2019. A previsão é chegar a 96% dos voos programados já na próxima semana, o que mostra a rápida recuperação do transporte aéreo chinês pós-pandemia da Covid-19. Em meados de maio, a capacidade das companhias já tinha chegado a 80% do operado um ano atrás, já bem acima dos 63% operados em março e abril.
As taxas de ocupação, por sua vez, permanecem bem baixas, o que mostra que a retomada da capacidade está bem a frente da demanda de passageiros justamente para retomar o trabalho de grande parte do time de funcionários que estiveram parados por mais de três meses. Para maio, a taxa de ocupação foi de 65,2%, mesmo sem restrições, diferente dos voos internacionais que só podem operar com 75% de capacidade.
As empresas estatais chinesas, incluindo a maior parte do setor de aviação comercial, geralmente não têm permissão para contratar ou dispensar funcionários, o que revela a urgência em retomar logos as atividades destes colaboradores.