Domingo, 22 de Setembro de 2024

Concessionária de Viracopos projeta 2,6 mil funcionários indiretos em 2013

04/12/2012

A ampliação de Viracopos, em Campinas (SP), terá 2,6 mil trabalhadores indiretos no pico das obras, previsto para o segundo semestre de 2013. A concessionária Aeroportos Brasil informou, nesta segunda-feira (3), que eles vão se juntar a outros 3 mil operários que serão contratados diretamente pelo consórcio principalmente para a construção do novo terminal de passageiros, com entrega programada para maio de 2014.

A concessionária recebeu nesta segunda a aprovação de um empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a execução da primeira etapa da ampliação, que visa a Copa do Mundo. O investimento total será R$ 2,06 bilhões até 2014, segundo a Aeroportos Brasil.

Além do novo terminal com capacidade para 14 milhões de passageiros por ano, o projeto prevê ainda 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas. O Consórcio Construtor Viracopos, contratado pela concessionária Aeroportos Brasil, é formado pelas empresas Constran e Triunfo.

Mão-de-obra local
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) fez uma série de exigências como contrapartida para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. Entre elas o órgão pede que sejam feitos acordos com instituições locais para maximizar a contratação de mão de obra local.

A Aeroportos Brasil dividiu a ampliação de Viracopos em cinco etapas ao longo dos trinta anos de concessão. A obra começou a ser executada em 31 de agosto e atualmente cerca de 500 operários diretos e indiretos participam do trabalho. O Tribunal de Contas da União (TCU) demonstrou preocupação com o ritmo de execução.