Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 22 de Janeiro de 2025

Mulher é atacada por quatro cachorros soltos em rua de Mogi

20/01/2020

whatsapp-image-2020-01-20-at-11-05-59-am

Uma mulher de 36 anos foi atacada por quatro cachorros enquanto caminhava na Vila Rei, em  Mogi das Cruzes. Os animais perseguiram a vítima, que foi mordida na perna por um deles. A mulher sofreu ferimentos leves e passa bem. A mulher disse que este foi o segundo ataque sofrido no mesmo local. Prefeitura afirma que dono dos animais pode responder por maus-tratos e abandono.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima caminhava pela Rua Ginis Bardazzi Neto quando foi surpreendida pelos quatro animais. Quando um deles mordeu sua perna, ela tentou correr e usou uma mochila para tentar afastar os animais de perto.

A vítima disse que no primeiro caso não fez uma denúncia à polícia. Ela explica que outras pessoas também já passaram pelo mesmo problema. Também de acordo com a mulher, alguns dos cachorros têm dono, mas são deixados para o lado de fora da casa sem coleira ou qualquer supervisão dos donos.

"O primeiro incidente aconteceu em novembro do ano passado. Nesta semana minha mãe também foi atacada na mesma rua. As pessoas soltam os cachorros na rua e depois negam que os animais pertençam a elas. A Zoonoses garantiu que vai aplicar uma multa no dono do animal", afirma a vítima.

 Após sofrer os ferimentos, a mulher tomou vacinas para evitar contrair qualquer tipo de doença. O caso foi registrado no 1º DP de Mogi das Cruzes.

 Recomendações

 A Prefeitura de Mogi alerta que animais domésticos devem ser mantidos dentro das propriedades, sem acesso livre à rua ou passeio público. "Os proprietários são responsáveis pela guarda dos animais. Abandonar animais em ruas, parques ou áreas públicas é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998", informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda segundo a secretaria, quem deixa os animais nas ruas sem supervisão também pode responder por abandono e maus-tratos. "A pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa", disse.

Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.