Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 15 de Outubro de 2024

Mitsubishi Aircraft deve atrasar novamente a entrega do seu SpaceJet

23/10/2019

spacejet-m901200xx4032-2268-0-376

A Mitsubishi Aircraft Corporation pretende, pela sexta vez, atrasar a entrega do seu rebatizado SpaceJet por seis meses.

 De acordo com o Nikkei Asian Review, a fabricante japonesa de aeronaves está prestes a estabelecer uma nova meta de entrega, na tentativa de obter a certificação de tipo dos reguladores da aviação civil japonesa e internacional.

A Mitsubishi Aircraft anunciou anteriormente que entregaria o primeiro SpaceJet ao cliente de lançamento All Nippon Airways (ANA) em meados de 2020.

Se for adiado novamente, será o sexto atraso para o primeiro programa de jatos comerciais modernos do Japão. A empresa deve anunciar a nova data de entrega no próximo mês. A Mitsubishi Aircraft Corp. lançou o programa Mitsubishi Regional Jet (MRJ) em 2008, visando 2013 como o ano de entrada em serviço.

Em 2009, a subsidiária Mitsubishi Heavy Industries (MHI) anunciou o primeiro atraso devido a alterações feitas no design da asa da aeronave. Em 2012, a Mitsubishi apresentou mais um adiamento. A empresa anunciou que adiou o primeiro voo do MRJ Jet seria em 2013. Em 2013, em 2015 e 2017, o fabricante japonês anunciou novos atrasos por várias razões, como defeitos de fiação que impediram o desenvolvimento de um protótipo final.

Este ano, a Mitsubishi Aircraft Corp. renomeou a aeronave como SpaceJet e revelou a variante M100 de 76 lugares em uma configuração de cabine de três classes, projetada especificamente para o mercado de jatos regionais dos EUA.

No mês passado, a MESA Airlines, sediada em Phoenix, Arizona, fez um pedido e 50 SpaceJets com 50 opções.

Enquanto isso, a controladora Mitsubishi Heavy Industries finalizou um acordo com o fabricante canadense de aeronaves Bombardier para adquirir seu programa CRJ, que deve ajudar a Mitsubishi Aircraft a obter conhecimento adicional para melhorar seu programa SpaceJet.

A maior operadora de companhias aéreas do Japão, a ANA (All Nippon Airways), é a cliente de lançamento do SpaceJet da Mitsubishi Aircraft. Presumivelmente, o fabricante pagará uma compensação por esse atraso, pois iria além das Olimpíadas de Tóquio no próximo ano.

Até agora, a SpaceJet acumulou 213 pedidos, com 234 opções, principalmente das operadoras aéreas americanas e japonesas.