Terça, 15 de Outubro de 2024

Companhias aéreas cancelam voos que partiriam de Santiago

21/10/2019

25410211

Companhias aéreas comunicaram o cancelamento e o reagendamento de alguns voos q de Santiago no domingo e nesta segunda-feira (21) devido aos protestos que ocorrem no Chile.

"Diante da situação atual de manifestações no Chile e o toque de recolher hoje (20), que afetou a locomoção tanto dos passageiros quanto dos funcionários da companhia, o Grupo LATAM Airlines decidiu cancelar todos os seus voos com origem no aeroporto de Santiago entre as 19h de hoje e as 10h de amanhã (21), com exceção dos voos LA530, LA704 e LA2364 ", escreveu a empresa.

A companhia acrescentou ainda que "voos domésticos e internacionais com destino ao aeroporto de Santiago também estão sujeitos a alteração e/ou cancelamento e a LATAM recomenda que verifique o status do voo no site latam.com".

Enquanto isso, a companhia aérea de baixo custo chilena JetSmart também cancelou 11 ovos domésticos e reagendou cerca de 20. A Sky Airline cancelou 20 voos e outras companhias aéreas internacionais atrasaram seus itinerários.

Com o cenário, milhares de passageiros ficaram retidos no aeroporto de Santiago neste domingo. Os corredores do principal terminal aéreo do Chile foram convertidos em dormitórios onde pessoas dormiam no chão, enquanto outros faziam longas filas nos balcões das companhias aéreas esperando ouvir sobre seus voos.

— Estamos aqui para o toque de recolher. Não sabemos nada sobre nossos voos. Se eles os cancelarem, temos que fazer grandes filas para saber o que acontecerá, não sabemos se as manifestações serão piores — disse um estudante à AFP.

Os distúrbios já somam oito mortos e praticamente paralisam a capital chilena, de sete milhões de habitantes, após a interrupção total do metrô e parte do serviço de ônibus metropolitano, ao qual foi adicionado o toque de recolher decretado após as 22h.