Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 15 de Outubro de 2024

GECAS será cliente de lançamento do novo cargueiro 777-300ERSF

17/10/2019

94CD26AF-22F0-47C3-AB09-631922B13C93

A GECAS e a Israel Aerospace Industries (IAI) anunciaram hoje o lançamento do Boeing 777-300ERSF e o estabelecimento de um programa de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros.

 

Apelidado de “The Big Twin” – denotando seu status de maior cargueiro bimotor de todos os tempos – a iniciativa é financiada em conjunto pelo GECAS e pela IAI.

Com os acordos assinados em julho de 2019 e um protótipo de aeronave a ser fornecido pela GECAS, o Programa de Desenvolvimento do Certificado de Tipo Suplementar (STC) 777-300ERSF foi lançado.

Como cliente de lançamento e co-financiador do programa, a GECAS comprometerá quinze pedidos firmes e tem quinze opções adicionais para o 777-300ERSF do portfólio de propriedade da GECAS para o Programa (incluindo o protótipo de aeronave).

Espera-se que a conversão da aeronave inicial ocorra em Tel Aviv, com outras linhas de conversão contempladas em outros locais fora de Israel a partir de 2023. O Programa também verá a IAI celebrar acordos de conversão para o 777-300ERSF diretamente com as companhias aéreas e outros arrendadores em todo o mundo.

Estima-se que o desenvolvimento do 777-300ERSF STC e a conversão do protótipo demorem mais de três anos desde o início do programa para obter a aprovação STC da CAAI / FAA, enquanto as aeronaves subsequentes terão uma média de quatro a cinco meses para conversão.

Como a próxima geração de cargueiros widbody de longo curso e grande capacidade, o The Big Twin oferecerá aos operadores 25% mais capacidade do que os cargueiros menores de hoje, de motores duplos, com motores duplos, e prevê-se que o Big Twin atinja 21% menor queima de combustível por tonelada do que cargueiros com 4 motores. Entrando em serviço em 2022, espera-se que o 777-300ERSF forneça a melhor economia da categoria, excelente variedade, excelentes capacidades de transporte flexível – especialmente para operadoras express e e-commerce – e todos com a conhecida 777 capacidade e confiabilidade.

Este novo acordo marca a continuação de uma parceria de décadas entre a GECAS e a IAI.

A experiência e a reputação da IAI em programas de conversão incluem o Boeing 747, 767, 737NG e o 737 Classic, destacando-os como líderes nesse espaço exclusivo de conversão de aeronaves de passageiros a cargueiros.

A IAI tem mais de vinte anos de relacionamento com a GECAS, no qual concluiu mais de setenta conversões de aeronaves da GECAS, incluindo 747, 767 e 737 cargueiros.

“Estamos empolgados em participar do IAI neste programa. Sua experiência comprovada, conhecimento e habilidades e recursos exclusivos de engenharia em conversões de aeronaves de passageiros para cargueiros – combinados com nosso relacionamento de trabalho com a IAI desde os anos 90 – nos dá a confiança necessária para co-financiar o desenvolvimento do STC e nos comprometer com o programa como o lançamento cliente do B777-300ERSF”, explica Richard Greener, vice-presidente sênior e gerente da GECAS Cargo.

Como a incursão do arrendador como cliente de lançamento dos programas de conversão do 737-800 Cargueiro em 2016, a GECAS vê isso como uma oportunidade para liderar o mercado para atender à demanda prevista de capacidade de cargueiroS widebody.

“A IAI elogia a capacidade da GECAS por trabalhar com o Grupo IAI para construir uma grande aeronave que o mercado exige”, compartilha Yosef Melamed, o executivo da IAI e o gerente geral do Aviation Group da IAI. “Estamos muito satisfeitos que a GECAS tenha depositado tanta confiança nas habilidades da IAI e estamos orgulhosos de continuar nosso relacionamento de longo prazo.”

O programa também será apoiado pela GE Aviation. O GE90 é o motor de fonte única desse tipo de aeronave e a GE Aviation trabalhou com a GECAS para criar soluções de motores exclusivas dedicadas ao suporte de operadores de navios cargueiros.

“O GE90 foi projetado especificamente para aeronaves Boeing 777 de maior alcance, fornecendo até 115.000 libras de empuxo e construiu um legado de excelente desempenho, confiabilidade e carga útil”, disse Mike Kauffman, gerente geral da GE Aviation GE90. “A GE Aviation espera fornecer serviços MRO de alta qualidade e econômicos para esses motores, garantindo que seu desempenho excepcional continue durante todo o seu ciclo de vida para dar suporte à operação dos cargueiros convertidos.”