Terça, 15 de Outubro de 2024

Lucro da United Airlines sobe 23% no 3º trimestre

15/10/2019

A companhia aérea americana reportou um lucro líquido de US$ 1 bilhão (US$ 3,99 por ação), no período A companhia aérea americana United Airlines informou nesta terça-feira (15) que obteve, no terceiro trimestre, um lucro líquido de US$ 1 bilhão (US$ 3,99 por ação), aumento de cerca de 23% em relação ao mesmo período de 2018, graças ao bom desempenho operacional no período.

Excluindo itens não recorrentes, o lucro por ação ajustado somou US$ 4,07, acima da média de estimativas de analistas ouvidos pela consultoria FactSet, de US$ 3,97.

O lucro operacional apresentou um aumento de 24,1% no período, para US$ 1,5 bilhão, com a receita total crescendo 3,4%, para US$ 11,4 bilhões, enquanto as despesas operacionais avançaram cerca de 1%, a US$ 10 bilhões. A margem operacional cresceu 2,1 pontos percentuais (p.p.), em base anual, para 12,9%.

Na linha da receita, os ganhos com transporte de passageiros subiram 3,6%, para US$ 10,5 bilhões. Segundo a United Airlines, a receita média por passageiro a cada assento disponível por milha voada (Prasm, na sigla em inglês) subiu 1,7%, enquanto a despesa operacional de assento disponível por milha voada (Casm, na sigla em inglês) caiu 0,9%. Excluindo despesas especiais, despesas em negócios com parceiros, combustível e divisão de lucros, a Casm subiu 2,1%.

As despesas operacionais somaram US$ 10 bilhões, sendo que os gastos com combustíveis, um dos itens que mais onera as companhias aéreas, recuou 11%, para US$ 2,3 bilhões. Os custos com salários e itens relacionados, subiram 4,5%, para US$ 3 bilhões.

Diante do resultado obtido no período, a United Airlines anunciou que reajustou para cima a projeção de lucro por ação ajustado em 2019, para uma faixa de US$ 11,25 a US$ 12,25. Para 2020, o intervalo de estimativas foi mantido entre US$ 11,00 e US$ 13,00.