Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 22 de Setembro de 2024

Funcionários da Webjet protestam em Congonhas contra fim da empresa

30/11/2012

 

Cerca de 50 funcionários da Webjet, empresa que teve as atividades encerradas pela Gol na última semana, realizaram um novo protesto nesta quinta-feira (29) em São Paulo. Os manifestantes distribuíram folhetos para passageiros no saguão e na calçada em frente ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.
 
Na sexta-feira (23), a Gol anunciou o início do processo de encerramento das atividades da Webjet e a descontinuidade de sua marca. Além disso, anunciou que 850 funcionários serão demitidos, entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.
 
Durante o protesto, os trabalhadores utilizaram cartazes e foi feito um apitaço. A manifestação durou uma hora e meia e foi encerrada por volta das 18h30. Segundo a Infraero, o funcionamento do aeroporto não foi prejudicado.
 
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito na região também não foi afetado. Em alguns momentos, os manifestantes ocuparam uma passarela em frente ao aeroporto, que passa sobre a Avenida Washington Luís.
 
Protestos semelhantes ao desta quinta aconteceram em diversas cidades do país nos últimos dias. Além de São Paulo, funcionários demitidos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Salvador se manifestaram. “Nós somos uma família. Perdemos o maior bem, o nosso emprego”, lamentou o comandante Eduardo Dobbin na segunda-feira (26).
 
Passageiros afetados
Diversos consumidores que compraram passagens para viajar pela Webjet foram atingidos pelo encerramento da companhia. Para evitar prejuízos, a Fundação Procon-SP notificou a companhia aérea Gol para que sejam esclarecidas as formas utilizadas para atender os passageiros que possuem voos agendados pela Webjet. Segundo a instituição, a Gol deverá garantir os direitos dos consumidores durante o processo de encerramento das atividades da Webjet.
 
Em nota publicada no site da própria Webjet, a companhia afirmou que os clientes serão “integralmente assistidos pela Gol e terão seus voos garantidos”. Nos aeroportos, os passageiros deverão procurar os balcões de atendimento da Gol. A companhia disponibilizou ainda o número 0300 1152121 para dúvidas.