Gol e Latam arrematam cinco das sete fatias da Avianca
As duas maiores companhias aéreas do país, Gol e Latam, arremataram cinco das sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) da Avianca Brasil. As fatias da companhia, recheadas de horários de pousos e decolagens nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, além do Santos Dumont, no Rio, foram leiloadas na tarde desta quarta-feira (10), em São Paulo. Outros dois lotes não tiveram interessados, entre eles, o do programa de fidelidade da companhia.
Oposição
Além da oposição da Anac, o leilão de slots da Avianca é reprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que antitruste do país. Em junho, quando a agência anunciou que redistribuiria os horários de pousos e decolagens, recebeu a recomendação do Cade para que repassasse 100% das autorizações em aeroportos para empresas entrantes no mercado. A meta era impedir domínio ainda maior de Gol e Latam, que já detém 86% do mercado.
Procurada pelo Destak, a Anac preferiu não se pronunciar sobre o leilão.
A Avianca Brasil entrou em processo de recuperação judicial em dezembro e, por atrasos nos pagamentos de leasing, teve de devolver quase todas as aeronaves. Em maio, a Anac determinou que a companhia parasse de voar por falta de segurança.