Domingo, 22 de Setembro de 2024

ANAC registra dois pedidos de exclusão de voos da Azul entre Marília e Bauru

23/11/2012

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ontem (22) que a empresa Azul Linhas Aéreas protocolou no último dia 14, dois pedidos de exclusões de voos da rota Bauru-Marília. Os horários que deixarão de existir na cidade a partir do próximo dia 29 são os voos que partem de Marília às 8h45 e outro que parte de Bauru às 20h15. O único horário para Bauru é às 5h, de domingo a sexta-feira. O voo de volta ocorre às 22h30. Os outros três horários com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, estão mantidos.

No início do mês a empresa Trip Linhas Aéreas retirou suas atividades na cidade, em decorrência de um acordo de compartilhamento de voos com a empresa Azul. Com a iniciativa, Marília deixou de contar com opção aérea para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas informaram que estão reavaliando sua malha aérea na cidade de Marília, por isso a retirada das operações.

A decisão de retirada de voos ocorreu mesmo após o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) informar que o aeroporto Frank Miloye Milenkovich registrou crescimento de 70% no fluxo de passageiros este ano. Segundo os dados, o aeroporto de Marília é segundo no ranking em crescimento entre os que operam com aviação regular da rede do Daesp. De janeiro a outubro de 2012, foram recebidos 80.550 passageiros, entre embarque e desembarque. No mesmo período de 2011, o aeroporto registrou 47.286 usuários, crescimento de 70% de um ano para outro.

Além do aumento na movimentação de passageiros, foram registrados 10.028 pousos e decolagens e 791.398 kg de cargas em 2012. A diretoria do Marília e Região Convention & Visitors Bureau (MRC &VB), entidade que reúne 76 empresas ligadas direta e indiretamente ao segmento de hospitalidade, encaminhou esta semana ofício à direção da Azul Linha Aéreas Brasileiras pedindo à volta dos horários de voos para a capital e também a permanência de todos os horários que a Azul mantém para Campinas.

De acordo com o presidente da entidade, Cassio Luiz Pinto Junior, a entidade ficou indignada com a atitude da empresa de aviação. “Fica registrada toda nossa indignação com o cancelamento dos voos da companhia aérea TRIP para a cidade de Marília. Consideramos inconcebível uma cidade que passa por um momento tão positivo na área do turismo perder a única ligação aérea direta com a cidade de São Paulo, mesmo tendo desembarque em Guarulhos”.

Outra mobilização aconteceu pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília). Na última semana o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira e o vice presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Sérgio Lopes Sobrinho mobilizaram lideranças para buscar alternativas para reverter o quadro negativo em que se encontra a cidade. Uma das alternativas foi o contato com o diretor de planejamento da Passaredo Linhas Aéreas, Ricardo Merenda, que prometeu estudar uma reposição de rotas da empresa.

A assessoria de imprensa do grupo Passaredo informou através de nota que a Passaredo Linhas Aéreas reconhece a importância de Marília e região, mas a curto prazo não há planos para volta da operação.