Pista principal do Santos Dumont passará por obras de reforma em agosto e setembro
O aeroporto Santos Dumont, que fica no centro do Rio de Janeiro, terá sua pista principal interditada por um mês, para obras de reforma e manutenção.
De acordo com informações da Infraero, o trabalho vai ser realizado entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro, período em que os pousos e decolagem serão realizados na pista auxiliar, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves.
Ainda segundo a estatal que administra o Santos Dumont, a obra já estava prevista e servirá para manter os atuais níveis de segurança nas operações do aeroporto.
A Infraero informou ainda que o plano de execução da obra foi discutido com as companhias aéreas, que vão decidir sobre a utilização da pista auxiliar.
Dessa forma, as operações do Santos Dumont, no período em que a pista principal estiver fechada, serão adequadas de acordo com o planejamento realizado pelas companhias aéreas, que deverão repassar aos passageiros informações sobre detalhes dos voos.
Atualmente, a pista auxiliar do Santos Dumont está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-195, Airbus A318 e Boeing 737-700, ATR-72.
Além disso, a Infraero está realizando melhorias na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa.
A última vez que a pista principal do Santos Dumont passou por reforma foi em 2009. À época, o aeroporto seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a nova pista principal tenha uma durabilidade de 10 anos.