Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 14 de Outubro de 2024

Avião com destino a Düsseldorf aterra por lapso em Edimburgo

25/03/2019

Um voo da British Airways, que partiu de Londres com destino a Düsseldorf, aterrou por lapso, no domingo, em Edimburgo. O motivo? Um erro na documentação da companhia alemã WDL Aviation, que contratou um voo operado pela companhia britânica, refere a BBC.

Nem o comandante, nem qualquer elemento da tripulação se apercebeu do sucedido. Só quando o aparelho estava prestes a aterrar é que o piloto fez um anúncio que causou a maior das surpresas entre os passageiros: “O tempo em Edimburgo está bom e o voo deverá durar mais uma hora.”

Alguns passageiros pensavam que se tratava uma brincadeira. Mas afinal, não. O ruído causado pelo anúncio levou o piloto a perguntar aos passageiros se queriam ir para Düsseldorf. E nesse momento, todos levantaram as mãos.

Um erro no trajeto, que segundo o comandante, foi inédito desde que ingressou na companhia aérea. A British Airways já pediu desculpas pelo incidente, garantindo que irá averiguar o que terá acontecido com este voo com destino à Alemanha e que acabou por ser desviado para a Escócia.

“Pedimos desculpa aos nossos clientes pela interrupção da sua viagem. Iremos contactar cada um dos passageiros individualmente”, afirma a empresa em comunicado.

Também a companhia alemã WDL Aviation disse, numa nota enviada à imprensa, que está em contacto permanente com as autoridades para tentar perceber o que terá justificado esta situação. Garantiu ainda que nunca estiveram em causa as condições de segurança das pessoas que seguiam a bordo.

“Em nenhum momento, a segurança dos passageiros esteve em risco. Nós transportámos os passageiros do voo com o número BA3271 para Düsseldorf após uma escala involuntária em Edimburgo”, acrescenta a mesma nota.

Os passageiros que seguiam no avião – cujo número não foi divulgado pelas companhias aéreas – queixam-se da falta de informações prestadas durante o voo e do incómodo causado pela situação. Alguns deles anunciaram nas redes sociais que estão a ponderar pedir indemnizações à British Airways e à WDL Aviation.