Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Embraer faz acordo com a Boeing para desenvolver maior avião brasileiro

27/06/2012

 

A Embraer assinou um acordo de cooperação com a norte-americana Boeing para desenvolver o KC-390, um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) para desenvolver o maior avião produzido pela indústria aeroespacial brasileira.
 
O objetivo do projeto, de acordo com a Embraer (empresa escolhida pela FAB para tocar o projeto), é estabelecer "novos padrões para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho, capacidade de carga, flexibilidade e custos de operação."
 
O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos técnicos e a análise conjunta dos mercados para ser definida uma estratégias de vendas.
 
"A Boeing tem grande experiência em aeronaves militares de transporte e reabastecimento em voo, assim como profundo conhecimento de clientes potenciais para o KC-390, em especial nos mercados que não foram incluídos no nosso plano de marketing original", disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança.
 
"Este acordo reforçará a posição de destaque do KC-390 no mercado global de transporte militar", complementou.
 
O presidente da Boeing Defense, Space & Security, Dennis Muilenburg, descreveu a Embraer como "líder global em inovação" e disse que o acordo é uma forma de cooperar com o projeto de uma aeronave "altamente qualificada" oferecendo a expertise da Boeing com aeronaves de transporte militar.
 
"Essa colaboração combina a excelência da Boeing em aeronaves de transporte militar com as realizações do KC-390 da Embraer, de forma a avançar ainda mais com esta aeronave altamente capacitada", disse, em nota.
 
A cooperação no projeto KC-390 é parte de um amplo acordo assinado pela Boeing e pela Embraer em abril deste ano, que inclui a cooperação no desenvolvimento de soluções de segurança e eficiência para aeronaves comerciais, pesquisa e tecnologia e biocombustíveis para a aviação.