Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 13 de Outubro de 2024

MaxMilhas é um e-commerces que mais crescem no Brasil

18/07/2018

Um dos e-commerces que mais crescem no Brasil, a MaxMilhas é uma startup de sucesso que começou com uma pergunta comum entre os amantes do turismo: "E se eu pudesse viajar pagando mais barato nas passagens aéreas?". Foi essa questão que levou o empresário Max Oliveira a ter a ideia de criar a empresa que oferece passagens com desconto emitidas por meio do programa de milhas de quem quer vender.

Passagens compradas com milhas aéreas são muito comuns, mas comprar poltronas em um voo usando as milhas de outra pessoa era uma inovação. A ideia surgiu de uma necessidade pessoal:  o jovem engenheiro de produção precisava comprar uma passagem para visitar a então namorada - hoje esposa - e, no site da companhia aérea escolhida, o preço subiu de uma hora para outra, sem explicação. Inconformado, ele pesquisou e descobriu que a quantidade de milhas para comprar a mesma passagem não havia aumentado, portanto, era mais barato comprar o voo com milhas.

Mas e quem não tem nenhum programa de milhagem? Fica refém do preço dos voos das companhias? A sacada de Max Oliveira foi permitir que os clientes pudessem comprar passagens aéreas emitidas pelas milhas de outras pessoas, interessadas em vender a pontuação acumulada. Era uma chance para realizar o sonho de diversos turistas - viajar mais barato - e aproveitar a milhagem de pessoas que poderiam perder a pontuação acumulada sem utilizar no tempo máximo permitido.

A ideia saiu do papel em 2013 e hoje a empresa é considerada um dos cases brasileiros de sucesso mais emblemáticos na modalidade de bootstraping, quando startups começam a operar sem auxílio de investidores externos. Com um investimento inicial de menos de R$ 14 mil, a MaxMilhas é uma gigante em transações de milhas e intermediação de passagens aéreas.

Desde 2013, a MaxMilhas tem sido reconhecida pelo seu trabalho, ao vencer naquele ano o Prêmio Info Start, da Revista Exame. Em 2014, foi apoiada pelo Governo Federal por meio do Programa StartUp Brasil, mostrando que era uma promessa no setor. No ano seguinte, entrou no ranking da Exame como uma das 15 empresas inovadoras que mais marcaram 2015.

Em 2016, recebeu o Selo RA1000 do Reclame Aqui, destacando-se pelos excelentes índices de atendimento no site, e o Prêmio Experiência do Consumidor, promovido pela TrackSale. Em 2017, a empresa foi eleita a Startup do Ano pelo Startup Awards. E em 2018, chegou à marca de 10 bilhões de milhas negociadas e mais de 1 milhão de passagens emitidas.

Em contrapartida pelo sucesso que obtém ao longo dos anos, a empresa cumpre um importante papel social, promovendo políticas de inclusão e estimulando a igualdade. Cerca de 50% dos cargos de gestão nas áreas de RH, marketing, tecnologia,  administração e atendimento da empresa são ocupados por mulheres; dos 234 funcionários, 127 são do gênero feminino. Ações de diversidade também fazem parte do DNA da empresa e crescem junto com a evolução do quadro de funcionários, em constante ascensão. 

A empresa tenta ainda contribuir para que seu quadro técnico seja diverso, por isso não impõe barreiras para contratações, selecionando pessoas de todo o Brasil para compor sua equipe. Outro diferencial é dar voz a seus funcionários, que são incentivados e têm liberdade para propor novas ideias, proporcionando um crescimento geral da empresa.