A Azul, sediada em Campinas, foi a companhia aérea brasileira que mais cresceu na demanda por voos internacionais no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados da Anac (Agência de Aviação Civil) divulgados nesta quinta-feira (3). 

A expansão da demanda em RPK (passageiros-quilômetros pagos transportados) das empresas brasileiras foi expressiva no mercado de voos internacionais. 

Na Azul, o crescimento foi de 63% de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o que coloca a companhia como a segunda maior do mercado nacional do setor. 

A Azul tem 14,4% do mercado de voos internacionais, assumindo a segunda posição, que era da Gol (12,2%). A Latam lidera, com 67,6% de participação nos voos internacionais. 

No acumulado do primeiro trimestre de 2018, as aéreas nacionais viram a procura de passageiros por voos com origem ou destino no exterior crescer 16,2% 2,5 milhões de passageiros pagos foram transportados em voos internacionais no período por essas empresas. 

A oferta em ASK de voos internacionais pelas companhias brasileiras também cresceu significativamente, com aumento de 18,8% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2017. 

MERCADO DOMÉSTICO 

Após um ano de recuperação em 2017, a demanda por voos domésticos das companhias aéreas brasileiras medida em RPK seguiu em expansão no primeiro trimestre de 2018, com alta acumulada de 3,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Quando comparada aos três primeiros meses do ano anterior, a oferta medida em ASK (assentos-quilômetros ofertados) também cresceu: apresentou alta de 2,2% no acumulado do período. O número de passageiros pagos transportados por essas empresas no mercado doméstico entre janeiro e março, um total de 23 milhões, foi 2,2% maior que o verificado no primeiro trimestre de 2017. 

Em março de 2018, a Gol apresentou 34,1% de participação no RPK doméstico e a Latam obteve 33,1%, representando variações de -2,6% e 0,5%, respectivamente, na comparação com o mês de março de 2017. 

A Azul alcançou participação de 18,3% no mês, enquanto a Avianca respondeu por 14,1% da demanda doméstica. Assim, a participação das demais empresas, concorrentes das duas líderes, foi de 32,8% em março de 2018, que representou aumento de 2,3% na comparação com o percentual apurado em igual mês do ano anterior. 

Gol e Azul apresentaram redução de 0,7% em suas demandas (RPK) no mês. Latam e Avianca apresentaram crescimento, de 2,4% e 13,1%, respectivamente.