Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 21 de Setembro de 2024

Média de voos diários em Campinas cresce 287% em Viracopos e Amarais

01/11/2012

 

O aumento do número de rotas partindo e chegando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e o crescimento da demanda por aviação executiva no Aeroporto Campo dos Amarais estão entre as principais razões para o crescimento de 287% na média diária do número de voos na cidade entre 2006 e 2012. Dados do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que, há seis anos, o movimento era de 110 pousos e decolagens por dia contra média de 426 este ano, o que representa 13 mil voos por mês.
 
A administração de Viracopos está em fase de transição e será assumida definitivamente pela concessionária Aeroportos Brasil em fevereiro. Até novembro, acompanha os trabalhos da Infraero. A concessionária prevê que o número de passageiros no terminal deve chegar a 22 milhões anualmente até 2018 e afirma que o aeroporto será o maior da América Latina em fluxo de passageiros após a ampliação, com a expectativa de chegar a 80 milhões de pessoas por ano em 2038.
 
As obras do novo terminal de passageiros começaram em agosto e a inauguração está prevista para 2014. A construção da segunda pista ainda depende de decisões sobre o eventual desvio de uma linha férrea que cruza o terreno. A instalação da Azul Linhas Aéreas em Viracopos está entre os principais motivos para o aumento do movimento. A companhia é responsável por 85% das operações no terminal.
 
Já o Aeroporto Campo dos Amarais passa por obras de ampliação dos sistemas de pistas e pátios, que começaram no dia 29 de agosto. Por causa dos trabalhos, os pousos e decolagens estão proibidos entre 10h e 18h. A expansão vai custar R$ 7,7 milhões e deve ser finalizada em sete meses, com entrega prevista para março de 2013. O prazo foi definido pelo Daesp no edital da concorrência.
 
Os serviços de terraplanagem, limpeza do terreno e topografia foram iniciados no dia 23 de agosto. No projeto de ampliação estão itens que visam melhorar as etapas de voos e performance dos jatos executivos, como o aumento da pista de pouso e de táxi paralela, do pátio de aeronaves, além de via de acesso aos hangares. Entre janeiro e setembro deste ano, o Campo dos Amarais registrou aumento de 47% no movimento de passageiros em comparação ao mesmo período em 2011. O balanço aponta que em 2012 foram 20,9 mil embarques e desembarques, contra 14,2 mil no ano passado.
 
De acordo com o Daesp, o Campo dos Amarais é um dos mais importantes na aviação geral e executiva do estado e o quarto em movimento dos terminais administrados pelo órgão em voos não regulares, com média de 55,3 mil movimentos de aeronaves/ano. Nos 31 aeroportos paulistas administrados pelo órgão, o aumento no movimento de passageiros foi de 13% entre janeiro e setembro deste ano.
 
Tráfego aéreo
 
O especialista em aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) James Rojas Waterhouse explica que o principal problema do aumento no tráfego aéreo está a falta de acompanhamento da estrutura nos aeroportos. Ele exemplifica que, quando aumenta o número de voos, é preciso aumentar toda a estrutura do entorno, como bombeiros, hospitais, Defesa Civil, já que a probablidade de acidentes e de incidentes também cresce", afirma Waterhouse.
 
O especialista cita como exemplo o incidente com o avião de carga da Centurion Cargo que fechou Viracopos por 45 horas este mês após fica parado na única pista do aeroporto por causa de um problema no trem de pouso na aterrissagem. O terminal ficou fechado para pousos e decolagens porque em Campinas não existe o equipamento necessário para remover o cargueiro. O sistema recovery-kit foi levado de São Paulo (SP) um dia após o incidente. "Não dá pra prever esse tipo de ocorrência, mas assim como qualquer outra, é preciso ter equipamentos e socorros para atender essas necessidades".
 
A companhia aérea Azul foi a mais prejudicada com o fechamento de Viracopos e calcula que o prejuízo de cerca de R$ 20 milhões. A companhia é responsável por 85% das operações domésticas no aeroporto. A Secretaria de Aviação Civil (Sac) informou que a Centurion Cargo, proprietária do cargueiro, será multada em pelo menos R$ 2,8 milhões. O diretor da companhia no Brasil, Vanderlei Morelli, não foi localizado até a publicação da reportagem para informar se já foi notificado. A aérea só comentará o assunto após ser avisada oficialmente sobre a punição.
 
A Infraero informou que realiza anualmente simulados de acidentes aéreos para preparar a equipe em casos de acidentes envolvendo aeronaves. Essas ações, que são as principais medidas preventivas, são feitas em conjunto com os órgãos municipais com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a autarquia Serviços Técnicos Gerais (Setec) e Defesa Civil, assim como o Samu, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e Polícia Militar.
 
Passagens mais baratas e acessíveis
 
Uma das explicações para o aumento no movimento de passageiros no Aeroporto de Viracopos estão os valores mais acessíveis das tarifas e o aumento do poder aquisitivo da classe média. Aos 77 anos, o aposentado Clodoaldo Vieira experimentou este mês pela primeira vez a emoção de voar. 
 
A atendente Tânia Veloso já viajou algumas vezes de avião. Ela desembarcou em Viracopos após partir de Belém (PA), mas conta que a euforia é a mesma desde a primeira vez.