Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 21 de Setembro de 2024

Para evitar atrasos, setor aéreo terá reforço de pessoal no fim do ano

01/11/2012

 

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, informou nesta quarta-feira (31) que os aeroportos terão reforço de pessoal no fim deste ano, quando está previsto um aumento de 8% no fluxo de tráfego aéreo. O objetivo da medida é evitar os atrasos nos vôos.
 
"Vamos reforçar atendimento nos aeroportos para melhorar o atendimento prestado. Haverá um reforço de pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assim como da Infraero, e também do setor privado, das companhias aéreas. Queremos melhorar a qualidade do 'check-in' e da retirada de bagagens", declarou Bittencourt. 
 
A previsão é que 17 milhões de passageiros circulem pelos aeroportos do país durante o mês de dezembro.
 
O ministro lembrou que, no fim de 2011, o índice de vôos com atraso de mais de 30 minutos caiu para 13,11%, contra 20,94% no fim de 2010. Nos dois últimos anos, houve um plano especial nos aeroportos para evitar atrasos nos voos.
 
Segundo ele, uma série de ações, que também foram adotadas nos últimos anos, serão repetidas no fim de 2012. "São ações que a gente toma todos anos para que estes eventos de pico possam ser ultrapassados com qualidade grande de serviço prestado. Ano passado, tivemos um ganho de produtividade grande frente ao ano anterior", informou ele.
 
Bittencourt, que participou de uma reunião com as companhias aéreas, com a Anac e Infraero, e novos concessionários de aeropotos (Guarulhos, Viracopos e Brasília), entre outros, explicou, porém, que as metas de aumento de pessoal, neste fim de ano, ainda não foram detalhadas, pois ainda estão sendo "desenvolvidas". A assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil explicou que este plano detalhado geralmente é apresentado somente no início de dezembro.
 
Grandes eventos em 2013
O ministro da Secretaria de Aviação Civil declarou ainda que as ações discutidas também serão importantes para outros eventos previstos para o próximo ano, como, por exemplo, a Copa das Confederações, a Juventude Cristã, e o Rock in Rio. "Estamos discutindo um planejamento para identificar quais são as ações que temos que fazer. Avaliamos uma série de questões sobre o setor", afirmou ele. 
 
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, disse que considera as medidas estudadas para o fim deste ano, como aumento de pessoal ligado ao atendimento, corretas e adequadas. "Contará com o nosso desenvolvimento", declarou.
 
Segundo ele, haverá uma reorganização de postos de trabalho das companhias aéreas para cumprir as determinações do governo. "Se houver necessidade de contratação, vai ser feita", acrescentou.