Sábado, 12 de Outubro de 2024

Aviação civil tem centro de formação em Niterói

27/01/2018

A ausência de um aeroporto em Niterói nunca foi obstáculo para quem sonha voar alto. Desde 2012, quando abriu as portas, a Educar é a única escola de aviação civil da cidade. Os cursos da instituição, localizada no Centro, formam pilotos, comissários de voo e agentes de aeroporto e capacitam profissionais que lidam com o transporte de cargas perigosas. Há ainda aulas de inglês para aviação, entre outras.

Para quem quer comandar aeronaves, o primeiro passo na carreira é a licença de piloto privado. São cinco meses de aulas teóricas, antes do início da prática, que exige 40 horas de voo. Embora possa ser a atividade mais atraente, esse não é o curso mais procurado pelos alunos que buscam a escola, como explica Luiz Maia, ex-funcionário da Varig e coordenador da instituição.Como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só permite o uso de simuladores de voo em instituições que são proprietárias de aviões, a parte prática acontece numa empresa parceira, responsável pela gestão do Aeroporto de Caxambu, em Minas Gerais.

— O curso mais procurado é o de comissário de voo. Esse é um mercado que tende a crescer, com a retomada dos investimentos das companhias aéreas, fruto da recuperação econômica. Temos boa procura para o curso de pilotos, que é barato. Mas os alunos precisam se planejar para fazer a parte prática. As instituições cobram por hora-aula, mas um pacote torna o valor bem mais acessível — explica.

Aluna prestes a terminar o curso de comissário de voo, que tem 15 disciplinas, Gioconda Bernardes está otimista.

— Sou mineira, me mudei para o Rio para estar mais perto do curso. Ser comissária de voo é um sonho que tinha desde pequena e estou prestes a realizar — afirma