Sábado, 12 de Outubro de 2024

Tráfego de passageiros da Avianca cai 13% em novembro devido à greve

09/12/2017

O tráfego de passageiros da empresa aérea Avianca Holdings S.A., uma das maiores da América Latina, teve queda de 13% em novembro, como consequência da greve de 51 dias dos pilotos na Colômbia, informou a companhia neste sábado. Cerca de 700 tripulantes da Avianca filiados à Associação Colombiana de Aviadores (ACDAC) iniciaram uma greve no dia 21 de setembro, em meio a uma disputa trabalhista na qual reivindicavam aumento de salários e outros benefícios que a empresa considerou exagerados. A paralisação das atividades foi suspensa pelos pilotos no começo de novembro.

O grupo mobilizou um total de 2,16 milhões de passageiros no décimo primeiro mês do ano. Entre janeiro e novembro, a Avianca transportou mais de 26,9 milhões de passageiros, um crescimento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2016.

O número de passageiros transportados na Colômbia, Equador e Peru diminuiu 18,4% em novembro para 1,19 milhão. Nos onze meses do ano, o número de passageiros caiu 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, para mais de 15,4 milhões de passageiros.

A companhia aérea transportou 968.710 passageiros em suas rotas internacionais no mês passado, uma redução de 5,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nos primeiros onze meses, o acumulado foi de 11,4 milhões de passageiros, 6,8% a mais que no mesmo período de 2016.

O grupo Avianca é composto pelas companhias aéreas Avianca e Tampa Cargo S.A, incorporadas na Colômbia, e Aerolíneas Galápagos S.A (Aerogal) do Equador, bem como as empresas do Grupo Taca. A Avianca Holdings, que transportou 29,5 milhões de passageiros em 2016, tem mais de 21 mil funcionários e cobre 105 destinos em 28 países da América e da Europa com 177 aeronaves.