Sexta, 11 de Outubro de 2024

Companhias aéreas e sindicatos assinam novo contrato coletivo em Portugal

13/09/2017

Após um processo negocial prolongado, que contou com a mediação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), foi assinado esta quarta-feira, no Ministério do Trabalho, entre a RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal e o SITAVA e o SQAC, um contrato coletivo de trabalho (CCT) para o setor das companhias aéreas estrangeiras a operar em Portugal.

Para o presidente da direção da RENA, Paulo Geisler, que louvou o sentido de responsabilidade dos sindicatos na procura de soluções construtivas, “a assinatura deste CCT é motivo de grande satisfação não só para as companhias áreas estrangeiras a operar em Portugal, associadas da RENA, mas também para os seus colaboradores, que veem reconhecidas importantes condições laborais”.

Neste setor vigorava antes um ACT (acordo coletivo de trabalho), que entretanto havia cessado a sua vigência. Com este novo CCT, foi criada uma base de trabalho para o futuro que garante, como realçou Paulo Geisler, que “o setor tem como prioridade a valorização dos colaboradores e uma conciliação mais equilibrada entre as necessidades das empresas e os interesses dos profissionais”.