Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 11 de Outubro de 2024

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor cai em julho

16/08/2017

Conforme medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou julho em ligeira queda de 0,2pp – passou de 54,6% em junho para 54,4%. O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (15).

Do total de 23 setores pesquisados mensalmente, um setor – energia elétrica – não apresentou variação. Dos demais, 15 segmentos registraram alta na avaliação. São eles: supermercados (+ 1pp), vestuário (+ 1,1pp), drogarias (+ 0,3pp), eletroeletrônicos (+ 0,4pp), bebidas (+ 1,8pp), indústria alimentícia (+ 1,3pp), bens de consumo (+ 0,9pp), seguradoras (+ 1,7pp), comunicações (+ 1pp), hospitais & laboratórios (+ 1,8pp), indústria farmacêutica (+ 1,4pp), convênios médicos (+ 0,1pp), transportes metropolitanos (+ 2,1pp), saneamento básico (+ 2,5pp) e construtoras (+ 1,1pp). Os demais tiveram retração – lojas de departamento (- 0,9pp), indústria automobilística (- 1pp), indústria digital (- 0,2pp), personal care (- 0,9pp), bancos (- 1,6pp), aviação (- 4,4pp) e gás (- 0,7pp).

 
 

Destaques do mês

As campanhas publicitárias de dois dos quatro players do setor de bebidas foram responsáveis pela alta de 1,8pp – de 86,7% em junho para 88,5% no mês passado. Uma delas com o cantor Jackson Wang e a outra com Ivete Sangalo com uso de holografia geraram grande buzz na internet.

As companhias aéreas tiveram a maior retração do período – 4,4pp, caindo de 36,9% em junho para 32,5% no mês passado. Notícias negativas de dois players – os 10 anos de um acidente e a condenação por danos morais de outra empresa – foram os fatores determinantes para este desempenho.

No setor financeiro, os bancos registraram queda de 1,6pp na satisfação de seus clientes –o índice era de 39,9% em junho e caiu para 38,3% no mês passado -, também em razão de notícias negativas sobre duas instituições financeiras: uma porque teve um de seus ex-presidentes preso em nova fase da Operação Lava Jato; outra pelo perdão de uma dívida, que ‘revoltou’ os consumidores.

Também em queda – de 1pp, caindo de 65,7% em junho para 64,7% em junho -, a indústria automobilística foi mencionada negativamente pela greve de três dias ocorrida em uma montadora.

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC avalia mensalmente o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores da economia.