Quinta, 10 de Outubro de 2024

Delta, Air France-KLM e Virgin anunciam parceria transatlântica

28/07/2017

PARIS - A Delta Air Lines, a Air France-KLM e a Virgin Atlantic revelaram nesta quinta-feira planos para combinar duas joint-ventures transatlânticas sobrepostas em um acordo de 1 bilhão de dólares em ativos, à medida que as companhias aéreas se preparam para a concorrência e uma consolidação mais ampla.

O realinhamento acompanha um acordo separado da Air France para aprofundar seus laços comerciais com a China Eastern para construir o que foi descrito como braço europeu de uma rede global.

A mudança visa fortalecer as parcerias entre as principais companhias aéreas do Atlântico Norte, onde novos concorrentes de baixo custo abalaram o mercado no último ano.

A parceria transatlântica combina as joint-ventures entre a Air France, Delta e Alitalia, e entre a Delta e a Virgin Atlantic, disse a Air France. A posição da Alitalia na nova estrutura ainda não está clara.

O acordo, que é sujeito à aprovação de órgão reguladores, dará às empresas envolvidas uma forte posição coletiva no mercado do Atlântico Norte, com 27 por cento da capacidade, de acordo com os dados da Flightglobal Schedules.

Segundo o acordo, a Air France comprará 31 por cento da Virgin Alantic do Group Virgin que pertence a Richard Branson por cerca de 220 milhões de libras. A Delta e a China Eastern irão adquirir, cada uma, 10 por cento de participação da Air France em um total de 751 milhões de euros.

O acordo faz da Air France a segunda maior acionista da Virgin Atlantic depois da Delta, que detém 49 por cento de participação, e reduz a participação do Group Virgin para 20 por cento.