Sábado, 21 de Setembro de 2024

Gol 1907: famílias não recorrerão de decisão

17/10/2012

O TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) condenou, nessa segunda-feira, os pilotos do Jato Legacy Joseph Lepore e Jan Paul Paladino a três anos e um mês de detenção em regime aberto, e suspensão da licença pelo mesmo período, por envolvimento no acidente com o Boeing da Gol que causou 154 mortes.

Segundo a diretora da Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907, Rosane Gutjahr, não existe embasamento legal na legislação brasileira que permita o aumento da pena, já que os pilotos foram condenados por homicídio culposo, no qual não há intenção. E, por isso, a Associação não irá recorrer à decisão.

Em primeira instância, o juiz federal Murilo Mendes decretou Lepore e Paladino culpados, com pena de quatro anos e quatro meses em regime semi-aberto, com substituição para serviços comunitários e cassação da licença de voo pelo mesmo período.

Para Gutjahr a pena é muito branda. “O juiz pediu desculpas publicamente, mas afirmou que não existe nenhum embasamento na legislação que possa ajudar nesse caso, então iremos aceitar a decisão unânime”.

A associação espera a decisão dos advogados de defesa para começar a lutar para que a pena seja cumprida.

O grupo também busca, com o Itamaraty, o cumprimento do acordo que levaria os pilotos a perderem a licença de voar por tempo indeterminado, após condenação da ANAC.

Acidente

No dia 29 de setembro de 2006, um Boeing que fazia o voo 1907 da Gol, de Manaus ao Rio de Janeiro, colidiu com um jato Legacy da empresa ExcelAir pilotado pelos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino.

A aeronave da Gol caiu em uma área da floresta amazônica no Mato Grosso deixando os 154 passageiros mortos. Já o jato realizou um pouso de emergência e todos os passageiros saíram ilesos.