Quinta, 10 de Outubro de 2024

Latam começa a cobrar por mala despachada em voo doméstico

24/06/2017

Avião da Latam Airlines no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo (Foto: Marcio Jumpei/Latam)

A companhia aérea Latam começa neste sábado (24) a cobrar pela bagagem despachada em voos dentro do Brasil. Os passageiros podem despachar uma mala de até 23 quilos. Quem ultrapassar o limite de bagagem pagará taxas que começam em R$ 30. A mudança integra a nova política tarifária da empresa, que já começou a ser implementada em outros países onde a Latam atua, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Voos nacionais terão quatro perfis de tarifas A Latam terá quatro perfis de tarifas nos voos nacionais: Promo, Light, Plus e Top. As faixas de preço de cada perfil de tarifa irão variar de acordo com os pacotes de benefícios que oferecem, como despacho de bagagem, acúmulo de pontos no programa Latam Fidelidade, reserva antecipada de assento, Espaço+ e remarcação ou reembolso do bilhete.

A cobrança de bagagem será feita nas tarifas Promo e Light, as mais baratas da empresa. Ao adquirir o despacho no momento da compra da passagem, o valor cobrado será de R$ 30. Se adquirir o serviço após efetivar a compra, o valor sobe para R$ 50 e chega a R$ 80 para pagamento no momento do check-in.

No caso de passageiros de outras companhias aéreas que voarem em aviões da Latam, no chamado regime de codeshare, o que vale é a regra da empresa que emitiu o bilhete.

A franquia para voos internacionais foi reduzida de duas malas de 32 quilos para duas malas de 23 quilos. A cobrança pelo excesso de bagagem também terá mudanças, com tarifas fixas por peso e por tamanho das malas.

Com as novas regras, o limite de peso da bagagem de mão aumentou de cinco para 10 quilos, para todas as companhias aéreas.