Quinta, 10 de Outubro de 2024

Chega ao Brasil a exposição do museu mais antigo de Portugal

26/06/2017

A EDP é uma das promotoras da exposição “Coleções em Diálogo: Museu Nacional De Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo”, que integra a programação do Experimenta Portugal’ 17. A mostra, na capital paulista, tem início no dia 24 de junho.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo receberá noventa e três importantes obras do acervo de pintura, escultura, desenho e gravura do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade do Porto, em Portugal. Ao lado de outras 14 da Pinacoteca, elas unificam a exposição que explora a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil – tema que mobilizou artistas, instituições e interessados pelas belas artes ao longo do século XIX. A curadoria conjunta é de Elisa Soares, conservadora de pintura do Museu Nacional de Soares dos Reis, e de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca.
Patrocinar esta exposição faz parte de um conjunto de iniciativas que a EDP está empreendendo para estimular o compartilhamento da arte e da língua lusófona. A Companhia está compromissada em manter vivos os laços culturais entre Portugal e Brasil, para tanto, ainda está patrocinando o Museu da Língua Portuguesa e estará presente na Flip – Festa Literária de Paraty -, em julho.

Exposição: “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca”
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, nº 2, Luz, no segundo andar – próximo à estação Luz da CPTM
Entrada: A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00 – o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam.
Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Período: 24 de junho até 02 de outubro de 2017.