Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 10 de Outubro de 2024

Avião sequestrado abandonado no Aeroporto de Fortaleza voltará para a Alemanha

22/06/2017

A sucata da aeronave PT-MTB, do modelo Boeing 737-200, será transportada para Alemanha após mais de sete anos estacionada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

O avião foi o alvo, em 1977, do sequestro realizado por militantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina(PFLP).

O prazo para a Alemanha realizar o transporte é de 180 dias. O Governo Alemão fica responsável pelos custos de acondicionamento e transporte do avião, conforme divulgado pela Justiça Federal no Ceará, onde tramitava Ação de Procedimento Comum proposta pela Infraero, com a assistência da República Federal da Alemanha, em face da TAF Linhas Aéreas S/A.

O acordo entre as três partes prevê que o Governo Alemão deve pagar R$ 75.936 mil a Infraero referentes a taxas e despesas que a TAF tinha pela manutenção do avião no Aeroporto Pinto Martins.

A Alemanha manifestou interesse em repatriar o avião em alusão aos 40 anos do sequestro completados este ano. No sequestro do Voo Lufthansa 181, o PFLP manteve como refém 86 passageiros e cinco tripulantes. Agentes das Forças Especiais da Alemanha recuperaram o avião em resgate na Somália, matando três dos quatro sequestradores. O piloto, no entanto, foi assassinado pelos militantes.

O Boeing serviu à empresa Lufthansa até 1985, quando foi vendido e passou a operar para várias outras companhias aéreas ao redor do mundo. Estava em Fortaleza desde fevereiro de 2008.