Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 21 de Setembro de 2024

Aeroportos privatizados terão R$ 16,5 bilhões em investimentos

15/10/2012

 

As empresas que ganharam a concessão dos três primeiros aeroportos leiloados no país — Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Brasília — anunciaram ontem R$ 16,5 bilhões em investimentos nos terminais. O consórcio Inframérica, do aeroporto de Brasília, informou que vai investir R$ 1,1 bilhão para ampliar a capacidade do terminal da capital federal até as Olimpíadas, em 2016 — quando o número de passageiros subirá dos atuais 17 milhões para 23 milhões por ano. Mas 80% deste capital virão do BNDES, que tem as taxas e condições de pagamento mais acessíveis do mercado. Nos próximos 45 dias, o banco vai liberar um empréstimo emergencial de R$ 300 milhões para iniciar as obras obrigatórias para os Jogos da Copa e até junho de 2013, o financiamento total.
 
Os consórcios que ganharam a licitação para operar os dois aeroportos paulistas, por sua vez, prometem investir R$ 15,4 bilhões nos próximos 30 anos. Só em Viracopos, que tem o grupo Triunfo no comando, serão R$ 8,4 bilhões. Em Guarulhos, maior terminal de passageiros da América Latina e arrematado pela Invepar, o investimento previsto é de R$ 7 bilhões.
 
— O que mais interessa é dar continuidade e celeridade (às obras) porque o tempo urge. Teremos 25 anos (prazo da concessão) de vida, mas nesses dois anos a pressão será maior — disse José Antunes Sobrinho, presidente do consórcio de Brasília.
A empresa assume o aeroporto da capital federal — que ainda está sendo gerido pela Infraero — no dia 1º de dezembro. Em novembro, começa a construção de um terminal de passageiros, a reforma dos dois terminais de embarque, a ampliação de pátio e pista para aeronaves, pontes de embarque (fingers), além da expansão do estacionamento para três mil veículos, O aeroporto vai ganhar também salas VIPs no terceiro andar.
 
A empresa já está fazendo terraplanagem para construção um novo pátio de aeronaves e vai derrubar o puxadinho (terminal provisório) feito pela Infraero. Não haverá tempo para concluir parte das reformas no ano que vem, quando será realizada a Copa da Confederações, o que vai exigir um plano de contingência para receber o volume extra de passageiros.
 
Viracopos e Guarulhos já estão passando por reformas. Em Viracopos, por exemplo, serão desembolsados R$ 69 milhões na revitalização do atual prédio de embarque e desembarque. Essa reforma, mais emergencial, deve ser concluída até o fim do primeiro trimestre de 2013 e prevê novos banheiros, acessos cobertos até os terminais e ampliação das salas de espera. Nesta primeira fase outros R$ 1,4 bilhão serão usados na construção de um novo terminal até antes da Copa.
 
A obra em Guarulhos inclui a construção de um terceiro terminal de passageiros, com hotel cinco estrelas e capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, e de um edifício garagem, com cinco andares e 3,3 mil vagas. Esta é a primeira fase do projeto, que terá investimentos de R$ 3,5 bilhões e prevê o alargamento de uma das pistas para suportar aviões como o gigante A 380, até o primeiro trimestre de 2014, três meses antes do início da Copa.
 
O estilo arquitetônico dos dois aeroportos também vai mudar. Em Viracopos, a proposta é ter um terminal com o conceito de “aeroporto cidade”, inspirado nos de Munique, na Alemanha, e de Schipol, em Amsterdã, na Holanda. No fim, a capacidade vai saltar dos atuais 9 milhões de passageiros por ano para 14 milhões. Guarulhos será mais parecido com o dos aeroportos asiáticos e a capacidade vai subir dos atuais 30 milhões de passageiros por ano para 44 milhões na Copa, chegando a 60 milhões ao fim da concessão.