Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 10 de Outubro de 2024

Protestos dificultam acesso a aeroportos de Rio e São Paulo

28/04/2017

Manifestantes fazem protesto no aeroporto de Congonhas

 

RIO e SÃO PAULO - A greve geral anunciada para esta sexta-feira gera dificuldade de acesso de passageiros nos principais aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, os terminais estão em condições operacionais, mas com voos atrasados e cancelados.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, da meia-noite às 8h, 42 partidas foram realizadas, com quatro voos atrasados e apenas um com atraso acima de 30 minutos. Não houve cancelamento até esse horário, segundo a concessionária GRU Airport. Dos 66 pousos, sete chegaram com atraso de outros aeroportos. A empresa informou que a infraestrutura do aeroporto está em condições operacionais.

Manifestantes começaram a fazer protesto na principal via de acesso ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, e no saguão do terminal, mas quem conseguia chegar não foi impedido de fazer check-in. A Infraero informou que dos 42 voos programados para o Aeroporto de Congonhas até as 8h, seis foram cancelados – em dias normais, costumam ser dois ou três – e nenhum atraso. Segundo a assessoria de imprensa, os cancelamentos podem não estar ligados diretamente à manifestação dos aeroviários. Isso porque algumas companhias, com as notícias sobre a greve, pediram a reprogramação de alguns voos.

No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont está aberto, mas protestos dificultam chegada de passageiros. O terminal funciona normalmente para pousos e decolagens nesta sexta-feira, com apoio de instrumentos devido ao tempo chuvoso, mas manifestantes protestam em frente ao local e bloqueiam alguns acessos, como próximo ao MAM. Taxistas deixam passageiros nas imediações do aeroporto.

Dos 23 voos do SDU, há seis atrasados e outros seis foram cancelados até as 8h, segundo a Infraero.

Já o esquema de voos do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) funciona sem alterações, segundo a assessoria de imprensa do terminal. Não houve registro de protesto até as 8h30. O site do aeroporto indica que quatro dos 32 voos foram atrasados até esse horário.

COMPANHIAS PERMITEM ALTERAÇÃO DE VOO

Diante da greve, as companhias aéreas já começaram a prestar orientações a seus clientes que queiram remarcar suas passagens e também para o caso de ter problemas criados pela paralisação e garantiram gratuidade para o caso de mudança de datas para o mesmo destino.

A Latam Airlines Brasil informou que 22 voos foram cancelados pelo país. A companhia sugere que os passageiros com viagem marcada para esta sexta-feira consultem a situação de seus voos por meio do site da companhia aérea antes de comparecerem ao aeroporto e lembra ainda que aqueles passageiros que tenham voos em conexão com outras empresas chequem com antecedência a situação destes voos.

A Avianca Brasil informou que suas operações prosseguem normalmente nesta sexta-feira. Da meia-noite até as 8h, dos 39 voos programados, somente dois foram cancelados, por motivos meteorológicos. Os clientes estão recebendo a assistência necessária. No momento, há apenas quatro operações com atraso (inferior a 30 minutos). A empresa recomenda que seus clientes antecipem check-in pela internet, aplicativo em smartphones ou totens de autoatendimento no aeroportos.

A Latam aconselha o passageiro que não quiser correr risco de ter problemas com o voo a antecipar em um dia ou postergar a viagem para até 15 dias da data original sem cobrança de multas, sujeito à disponibilidade na cabine. Para além dos 15 dias, o consumidor fica sujeito a diferença de tarifas, respeitando a validade do bilhete. A empresa também permitirá a alteração de a origem ou destino do voo, sem multas. No entanto, neste caso, o passageiro estará sujeito às diferenças tarifárias e deverá respeitar a validade do bilhete. Outra possibilidade para o passageiro da Latam é solicitar o reembolso do bilhete sem multas.

Os clientes da Gol com voo marcado para hoje, e que queiram antecipar ou postergar sua viagem, poderão fazê-lo sem custo pelos canais de atendimento on-line ou pelo número 0800 704 0465.

A Azul informou que os consumidores que têm viagens marcadas e, de alguma forma, forem prejudicados pelos eventos desta sexta-feira, devem entrar em contato com a companhia pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) e verificar suas opções de viagem. A empresa ressalta que, até o momento, a programação de voos permanece inalterada.