Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 09 de Outubro de 2024

Malaysia Airlines é a primeira empresa a usar rastreamento de voos via satélite

20/04/2017
Airbus A380
 
Se uma aeronave cai ao sobrevoar uma área remota, um dos grandes transtornos para buscar por sobreviventes e recuperar destroços é saber a localização do acidente. Isso pode começar a mudar em breve, porque a Malaysia Airlines, uma das companhias aéreas mais conhecidas do mundo, vai adotar um sistema de rastreamento de aviões via satélite.
 
O novo sistema utiliza uma série de satélites em órbita ao redor da Terra para triangular a posição do veículo, atualizando a informação a cada minuto. A ferramenta funciona inclusive se ele sobrevoar alguma área remota e normalmente não alcançada por métodos tradicionais de rastreamento, como oceanos e regiões polares.
 
Ao todo, serão 72 satélites trabalhando em conjunto para fornecer as informações para a Malaysia Airlines. A constelação de equipamentos será operada pela empresa Iridium, enquanto que o sistema de rastreamento vai funcionar operado por três outras companhias — Aireon, SITAONAIR e FlightAware.
 
Global e em tempo real
 
“O rastreamento global e em tempo real de aeronaves é um objetivo antigo da comunidade de aviação”, afirmou o diretor de operações da Malaysia Airlines, capitão Izham Ismail. “Nós estamos orgulhosos por sermos a primeira companhia aérea a adotar esta solução usando dados ADS-B como parte do rastreador de voo AIRCOM, da SITAONAIR”, finalizou o executivo.
 
O padrão ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-broadcast), citado por Ismail, refere-se à tecnologia de vigilância cooperativa para rastreamento de aeronaves via satélites. Ele emite sinais para bases de controle de tráfego aéreo no solo, funcionando de forma automática e independente da ação de pilotos ou qualquer outro tipo de equipamento.