Quarta, 09 de Outubro de 2024

CEO da United se retrata com investidores: "experiência humilhante"

18/04/2017

pós o incidente em que um passageiro foi retirado à força de um avião da United Airlines, e cujo vídeo viralizou nas redes sociais, o CEO da companhia, Oscar Munoz, afrrmou nesta segunda-feira que a situação foi uma "experiência humilhante" e que assume total responsabilidade pelo caso.

"Esse será considerado um momento decisivo de mudança para a empresa, e estamos mais determinados do que nunca a colocar nossos clientes no centro de tudo o que fazemos", disse Munoz em comunicado. "Estamos dedicados a definir um novo padrão de atendimento ao cliente entre as companhias aéreas dos EUA, enquanto melhoramos a experiência de nossos clientes desde a reserva de passagens até o manuseio das bagagens."

Tais comentários marcam a primeira vez que o CEO se refere aos investidores desde o incidente. A United Continental, controladora da United Airlines, viu seu lucro cair 69% no primeiro trimestre — antes mesmo do episódio. A empresa registrou lucro líquido de US$ 96 milhões, contra US$ 313 milhões no mesmo período de 2016.

elembre o casoJá a receita operacional cresceu 2,7%, para US$ 8,42 bilhões — um pouco acima das projeções de analistas, de US$ 8,38 bilhões. Os resultados foram divulgados na noite de segunda-feira, após o fechamento dos mercados americanos.

Depois de se recusar a ceder seu lugar para empregados da companhia aérea no início deste mês, o passageiro David Dao foi arrastado para fora da aeronave, sofreu uma concussão, e teve o nariz quebrado e dois dentes perdidos. Segundo seu advogado informou na semana passada, é provável que ele processe a companhia.

A reação inicial do Munoz causou descontentamento ao redor do mundo, quando ele classificou o incidente apenas como "perturbador" e pediu desculpas por ter que "reacomodar" os passageiros que foram convidados a deixar o avião. Horas mais tarde, ele disse a funcionários que o passageiro tinha sido agressivo e problemático, depois de ser convidado a sair do avião. Mais tarde, ele foi a um programa de TV americano com uma mensagem mais arrependida e prometeu uma revisão completa das políticas do United sobre voos com overbooking.