Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 09 de Outubro de 2024

Substância desconhecida fecha aeroporto de Hamburgo

13/02/2017

As autoridades alemãs fecharam o aeroporto de Hamburgo, ao norte do país, neste domingo (12), depois de ser detectada substância desconhecida que causou irritação nos olhos em funcionários na área de checagem, disse uma fonte policial. A possibilidade de um ataque foi descartada.

De acordo com o site de monitoramento de voos flightradar24.com, alguns aviões foram desviados para outros aeroportos após o incidente.

Dezenas de pessoas apresentaram problemas respiratórios, provavelmente devido a uma substância ainda não identificada que entrou pelo sistema de ar-condicionado. Segundo a agência de notícias Efe, 68 pessoas foram atendidas pelo serviço de emergência do aeroporto.

Em uma entrevista coletiva após a reabertura do aeroporto e a retomada dos voos, o porta-voz do Departamento de Bombeiros de Hamburgo, Torsten Wessely, disse que em nenhum momento houve suspeita de um ataque terrorista e que a substância se espalhou porque caiu acidentalmente em uma entrada do ar condicionado central.

Acesso liberado

 

Através do Twitter, a Polícia Federal informou às 13h45 (horário local, 10h45 em Brasília) que o acesso dos passageiros ao aeroporto havia sido liberado. O trânsito aéreo foi restabelecido cerca de dez minutos depois.

De acordo com um porta-voz do aeroporto, citado pelo jornal "Bild", 50 pessoas foram atingidas e apresentaram dificuldades para respirar ou coceiras nos olhos.

A polícia explicou que a evacuação foi orientada por conta da presença de uma "substância desconhecida" no local. Segundo o site da revista "Der Spiegel", o público começou a se queixar de problemas na área de controle de identidade e bagagens.

Vários veículos da imprensa alemã informaram, citando fontes policiais, que um cartucho de gás de pimenta foi encontrado em uma lixeira do aeroporto. O sistema de ar condicionado ajudou a disseminar o gás que afetou as pessoas que estavam no terminal.