Terça, 08 de Outubro de 2024

Setor aéreo já injetou R$ 2 bilhoes na Paraíba

17/01/2017

Setor aéreo já injetou R$ 2 bilhoes na Paraíba

Um estudo inédito da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), mostra que o transporte aéreo contribuí com 2,8% da produção total da Paraíba, ou o equivalente a R$ 2 bilhões. Nesse valor, está incluída a receita das companhias aéreas (transporte de passageiros e caras) e de seus fornecedores, mais o turismo viabilizado pelo setor aéreo. Também entra na soma o consumo familiar dos trabalhadores que integram essa cadeia.

A parcela é inferior à contribuição do setor medida no plano nacional, estimada em 3,1% do total da produção brasileira. A aviação e os setores que ela impulsiona geraram 42 mil empregos na Paraíba em 2015, com o pagamento de R$ 375 milhões em salários. O setor aéreo contribui também com a arrecadação de R$ 158 milhões em impostos no estado.

Em termos relativos, para cada R$ 1 que a aviação adiciona à produção econômica do estado, R$ 4,6 são gerados em produção na cadeia do turismo catalisado pelo modal de transporte. No tocante aos empregos, para cada posto de trabalho ocupado na aviação, 13 outras pessoas são contratadas no turismo derivado da Paraíba.